Últimas Notícias

Absenteísmo

Muitas empresas me procuram pedindo sugestões para diminuir o número de faltas dos colaboradores. Principalmente quando as mesmas possuem um número significativo no setor de produção.

 

Em minha opinião, precisamos primeiro apurar e investigar quais os principais motivos, o que será que realmente vem ocasionando as faltas.  Pode ser motivos de doença, pode ser problemas com filhos, cônjuges, entre outros. E após esse levantamento, podemos traçar um plano de ação e utilizar estratégias para diminuir absenteísmo.

 

Nestes casos a empresa pode estabelecer uma política de reconhecimento (método este, mais utilizado atualmente) visando a motivação da equipe, é importante que sejam desenvolvidas políticas voltadas para as necessidades e a percepção de valores dos funcionários.  (bonificação por meta batida, viajens, cafés, prêmios).

 

Outra estratégia muito eficaz seriam os treinamentos, capacitações, até mesmo conscientização da importância do papel do colaborador… A organização podeoferecer um cronograma de treinamentos constantes, para implantar novos procedimentos ou por reciclagem, para garantir que a equipe esteja alinhada. Os assuntos podem variar sobre comportamentos, padrões de segurança, dependendo do ramo de atividade da empresa e também do interesse dos funcionários.

 

Por último, posso pontuar a importância de um boom feedback. Para assim, pontuar o desenvolvimento de cada um e corrigir os pontos negativos, o retorno sobre o desempenho de um profissional deve ser realizado constantemente porquê demonstra comprometimento com os resultados, empenho no desenvolvimento da equipe e reconhecimento pelas metas alcançadas. O feedback dado pelo líder reduz consideravelmente o absenteísmo, porquê reforça a importância do comprometimento de todos para o crescimento da empresa.

Mayara Bento Menegaz

Possui graduação em Psicologia pela Unisul. Tecnóloga em Recursos Humanos pelo Senac.
Trabalha no MBM Desenvolvimento Humano. Atua na área de Gestão de Pessoas por 5 anos
com foco em Recrutamento e Seleção.
Mayara Bento Menegaz

Últimos posts por Mayara Bento Menegaz (exibir todos)