Últimas Notícias

Cansaço x Estresse

Final de ano está aí e é comum ouvir as pessoas reclamando de cansaço. O cansaço é normal. Por isso, nesta época muitos tiram férias ou param de trabalhar por um período de recesso. Assim conseguem desfrutar do tão merecido descanso.

Depois disso, algumas pessoas voltam ao trabalho com total disposição e ânimo. Já outras, mesmo depois das férias, ainda se sentem cansadas e desanimadas.

Isso acontece porque existe uma diferença entre cansaço e estresse.

O cansaço é resultado de um esforço, que pode ser físico ou emocional. Ele é comum em dias de acúmulo de atividades, sejam elas agradáveis ou não. Como por exemplo passar o dia todo andando, horas jogando futebol, cozinhando ou cuidando de casa, das crianças e do trabalho. São tarefas que, muitas vezes, deixam você exausto, cansado, em muitos casos até com uma fraqueza física.

No entanto, fique alerta nessas frequências de cansaço para que não se torne um estresse. Enquanto no cansaço precisamos de uma boa noite de sono para repor as energias, no estresse, muitas vezes, essas noites não fazem diferença nenhuma porque já se levanta cansado, não há vontade de levantar, não há motivação.

Costumo dizer que o estresse vem como resultado de um esforço sem sentido. Ou seja, a pessoa não enxerga o sentido daquilo que está fazendo. O cansaço passa com o descanso, o estresse não.  O estresse só passa quando você faz mudanças e ajustes na sua vida.

Se você anda sempre estressado significa que está perdendo a razão daquilo que faz. Por isso é importante aproveitar essa época e avaliar:  você vê sentido no que faz? Sabe com clareza seus objetivos? O que é mais importante para você?

É essencial saber responder a estas perguntas. Conseguir entender se todo seu esforço tem valido a pena. Na maioria das vezes que alguém faz essa reflexão se dá conta de que está no caminho e só precisa fazer alguns ajustes. Outras, porém, necessitam mudar o rumo.

Saiba que ficar estressado por muito tempo desencadeia transtornos mentais, e o mais comum deles é a depressão. Por isso, caso não esteja no rumo certo, ajuste. É melhor admitir e mudar a direção do que seguir a passos largos em busca de algo que não faz sentido para você.

Aproveite que estamos próximos ao início de mais um ano e faça as mudanças necessárias. Em 2021 podemos andar cansados sim, mas estressados não.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)