Últimas Notícias

Cinco sinais de que você está se autossabotando

Autossabotagem é quando criamos obstáculos e empecilhos, de forma consciente ou inconsciente, que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. É desistir antes de tentar, se depreciar e se boicotar.

Parece óbvio que ninguém em sã consciência faria isso consigo mesmo, mas a autossabotagem é muito mais comum do que você imagina. As pessoas, sem querer, muitas vezes se sabotam o tempo todo.

Alguns sinais de que você faz parte desse grupo:

>> Procrastinar – A procrastinação, em resumo, é deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. É adiar ações importantes. Se você está adiando as coisas que são importantes para você, isso é uma autossabotagem.

>> Negatividade – Se você é uma pessoa crítica e negativa, está se boicotando. Enxergar as coisas de forma a sempre ver dificuldades irá deixar tudo ainda mais difícil. Tente sempre olhar o lado positivo ou o aprendizado da situação

>> Falta de planejamento e organização - Sem planejamento é impossível alcançar todas as metas e sonhos. Viver resolvendo urgências é de fato se sabotar. Chega no final do dia e você tem impressão que não fez nada. E realmente você não fez nada de importante. Quando você se organiza de forma a fazer o que é essencial para você, o sentimento ao final do dia é de realização.

>> Foco errado - ao invés de se concentrar no que você tem e no que você pode fazer, você coloca sua atenção no que está faltando. Fica esperando dos outros o que deve dar a si mesmo. Não faça isso, foque sua atenção em você. Claro que você pode e deve pensar no outro, mas se você vive se autossabotando, não poderá ajudar muitas pessoas ao seu redor.

>> Preocupação exagerada com o julgamento dos outros – Se preocupar excessivamente com o que outros vão pensar é algo que irá te travar. Sempre haverá pessoas para falar mal de você, para discordar de você, não importa o que você faça. Então, não se importe tanto com a opinião alheia. Faça o que é importante para você, sem medo do que os outros irão dizer.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)