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Como ampliar sua capacidade de networking

Na última coluna, destacamos a importância do networking. Possuir uma rede de contatos consolidada com profissionais da sua área de atuação é muito importante para que você seja lembrado quando surgirem oportunidades profissionais que exijam as competências que você possui.

Por isso, não basta ser um bom profissional. Para crescer na carreira você vai precisar fazer networking. O nome pode até ser um pouco assustador, mas, na prática, manter relacionamentos profissionais não é tão difícil.

Networking é um termo utilizado no contexto empresarial e refere-se à troca de informações e conhecimentos com uma rede de contatos. O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, porém, não deve ser uma ação unilateral. Um bom networking pressupõe trocas. Isso porque, ao construir sua rede de contatos profissionais, é fundamental que, além de buscar oportunidades e benefícios, você demonstre também o que pode oferecer de positivo aos seus contatos.

Mas como fazer novos contatos?

Ajude-se ajudando

Já pensou em contribuir com alguma instituição sendo voluntário? Além de nos fazer sentir mais úteis para a sociedade, é uma baita chance de expandir nossa rede de relacionamentos. Pense sobre as causas em que você acredita e procure se aproximar de instituições que prestam serviços auxiliando essas causas.

Participe de eventos, cursos e palestras relacionados à sua área de atuação

Quanto mais você aprender, melhor será para seu crescimento profissional. Aproveite esses ambientes de aprendizado para conhecer novas pessoas e fazer conexões profissionais.

Puxe assunto com desconhecidos

Se só de pensar em como iniciar uma conversa você já sente um frio na barriga e pensa que seu futuro profissional está perdido, tente uma das seguintes abordagens abaixo:

– Que lugar agradável, não?

– Gostei bastante do que você disse!

– Adorei seu último artigo!

– Sabe quem será o próximo palestrante?

Vista-se bem

Ser a única pessoa de terno num evento casual, em que todos estão de jeans e camiseta, é quase tão ruim quanto ser o único de moletom num coquetel social. Se não tiver certeza do que deve vestir, pergunte a alguém que vai ou a um dos organizadores do evento. Vista-se de acordo com o contexto. Sendo casual ou formal, invista no seu visual, pois quem não te conhece irá te definir a partir dele, assim como você faz com os outros.


Largue o celular

Você não conseguirá estabelecer contatos e criar conexões com novas pessoas se ficar o tempo todo olhando o celular. Isso serve também para o seu dia a dia no trabalho. Preste atenção nas pessoas, converse sobre os seus interesses e os interesses delas. Se estiver esperando uma mensagem ou ligação importante, é simples, peça licença e vá para algum local privado.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

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