Últimas Notícias

Como ser feliz com seu trabalho atual

Durante muitos anos o trabalho foi percebido como algo ruim, como uma obrigação. Ainda hoje muita gente possui essa visão. No entanto, cada vez mais, as pessoas buscam um trabalho que as deixe feliz e realizadas. Buscam um sentido de propósito e realização.

 

Confira aqui o que você pode fazer para ser feliz e grato com seu trabalho:

 

Pare de reclamar

Temos a tendência de emitir comentários sobre tudo e geralmente esses comentários são reclamações. Se tem que fazer horas extras, reclama. Se não faz horas extras, também reclama. Será possível se sentir feliz se seus pensamentos são predominantemente negativos? Adote uma postura otimista, por mais que seja ruim trabalhar em um feriado, por exemplo, agradeça por ter trabalho e por sua presença ser importante para organização.

 

Aprenda a gostar do que faz

Nem todo mundo pode trabalhar no que ama, mas é possível aprender a gostar do que faz. Descobrir um significado nas atividades que realiza diariamente. Durante anos eu trabalhei vendendo Natura de porta em porta. Confesso que não amava aquela atividade. Porém, eu precisava trabalhar e aprendi a gostar. Valorizar a relação com as pessoas, a oportunidade de conhecer muita gente, aproveitar os treinamentos oferecidos pela empresa. Além disso, gostei da possibilidade de trabalhar sem horários fixos, e aprendi muito sobre organização e gestão de finanças pessoais. Enfim, todo trabalho tem pontos positivos, aprenda a valorizá-los.

 

Aposte em seu crescimento

A satisfação no trabalho está ligada ao preparo do profissional para exercer uma atividade. Quanto mais você souber sobre o que faz, quanto mais você aprender sobre seu trabalho, mais satisfeito se sentirá. Por isso:

 

Atualize-se

Uma pessoa atualizada, que faz cursos, lê livros e participa de eventos com frequência, mantém o contato com outros profissionais, se sente fortalecida e provavelmente terá uma carreira mais motivada.

 

Não se compare

Ficar comparando seu trabalho com o de outras pessoas não contribui com nada. Não se engane. Perfeição não existe, todo trabalho tem sua parte chata. Nunca iremos saber como realmente é a rotina de trabalho de uma outra pessoa até a vivenciarmos. Sucesso profissional não vem de graça, é fruto de muita dedicação, fazendo também atividades que não são prazerosas.

 

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)