Últimas Notícias

Contrate o caráter, treine as habilidades

Essa é uma frase muito conhecida no mundo corporativo. “Contrate caráter, treine habilidades” foi dita por Peter Schutz, empreendedor e palestrante alemão que presidiu a Porsche na década de 80 e fez com que as vendas da companhia expandissem extraordinariamente. Mais do que uma frase de efeito, esse é um princípio importante, e nós vamos entender o porquê.

 

Diferente das habilidades, que são desenvolvidas através de cursos, treinamentos e experiência profissional, o caráter é parte da personalidade das pessoas. Ele constrói os valores e desejos mais profundos do ser humano. A menos que a vontade de ter um caráter incorruptível exista ou surja dentro da gente, não há um método que o desenvolva. Não se pode forçar uma mudança de caráter.

 

E nós sabemos a importância que o caráter tem na formatação da conduta das pessoas. Ele guia o comportamento, as escolhas, as decisões. E tudo isso é levado para dentro do ambiente de trabalho, influenciando diretamente desde pequenos trâmites do dia a dia até as grandes negociações. Portanto, optar por quem já tem os valores parecidos com os da empresa e carrega um caráter confiável é um passo vital para o sucesso do negócio.

 

Como identificar o caráter

Só podemos perceber o verdadeiro caráter das pessoas com o tempo de convivência. Mas existem alguns mecanismos que ajudam a identificar a natureza das suas condutas. Além de analisar o currículo, que é uma etapa muito mais focada nas habilidades, conte com uma boa entrevista por competências, alguns testes de seleção e procure por referências. E importante: preste atenção no seu feeling, na sua intuição, durante a entrevista.

 

Como treinar as habilidades

Invista em treinamento e desenvolvimento, tenha líderes na sua empresa que estimulem o desenvolvimento das pessoas. Se existir foco, disciplina e vontade, o aprendizado é continuo e a evolução é certa. E a soma de caráter + desenvolvimento de habilidades é quase como uma ciência exata. Essa conta, certamente, termina em bons resultados.

 

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)