Últimas Notícias

Currículo impresso ou cadastro pela internet?

Na última semana, a faculdade Senac promoveu o evento Vitrine de Empregos, que contou com a participação de diversas empresas, disponibilizando vagas. Na ocasião, os participantes tiveram a possibilidade de se candidatar a diversas oportunidades.

Foi um momento interessante tanto para profissionais como para empresas. A CliQue RH esteve presente no evento, conseguimos atender mais de cem candidatos, disponibilizando cadastramento gratuito de currículos e prestando orientações para conseguir recolocação.

Destacou-se o empenho dos participantes: muitos que disputavam vagas estavam há meses sem emprego. Alguns partilharam sua tristeza e desânimo por conta da atual situação. No entanto, a maioria dos participantes estava confiante em, muito em breve, recolocar-se no mercado de trabalho.

Um ponto que nos chamou atenção foi a quantidade de pessoas sem a habilidade de cadastrar um currículo através da internet. Atualmente, essa é uma prática comum para as organizações. O currículo geralmente é recebido através do site da empresa ou por e-mail.

Claro que várias organizações ainda recebem currículos em mãos. Mas o tempo dos arquivos e gavetas cheias de currículos em papel está chegando ao final. É muito mais fácil para a empresa possuir um sistema de currículos on-line. Fazer triagem de currículos em papel demora muito, e os departamentos de RH não possuem mais todo esse tempo.

Por isso, é importante os candidatos se atentarem para essa realidade. Se você procura emprego e não possui familiaridade com e-mail e internet, é hora de buscar aperfeiçoamento. Peça auxílio para um amigo, um familiar ou procure um curso na área, uma vez que, na atualidade, não saber informática básica pode prejudicar e muito sua recolocação, desde a hora de enviar um currículo à hora de iniciar um novo trabalho.

Mesmo que sua atividade profissional não exija informática, é sempre um crescimento pessoal dominar alguns comandos na internet. Seja aberto às oportunidades de desenvolvimento, quem sabe não é isso que está faltando para abrir uma porta de emprego...

Sabemos que muitas pessoas ainda acreditam que entregando um currículo em papel terão mais chances de serem chamadas para uma entrevista, quando, no geral, currículos virtuais possuem mais possibilidades de serem acessados na hora que surge uma oportunidade. E dão bem menos trabalho para se candidatar às vagas.

Na CliQue RH, por exemplo, com apenas um cadastro você disponibiliza seu currículo para mais de 400 empresas de Tubarão, Criciúma e região, o que seria inviável com um currículo impresso – a não ser que o candidato esteja disposto a imprimir 400 cópias do currículo e entregar pessoalmente. Ou seja, muito mais trabalhoso do que acessar nosso site e se cadastrar – inclusive pelo celular. ‘Bora’ aprender?

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)