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Habilidades que podem garantir o emprego

Cada vez mais, as decisões de contratação e também de promoção estão levando em conta outros fatores além da performance ou da expertise técnica. As habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas na hora de avaliar profissionais e também candidatos a emprego.

Um levantamento realizado pela CliQue RH apontou sete habilidades que são desejadas nos profissionais:

1- Comprometimento – Esta é a principal característica destacada por um empreendedor quando descreve o funcionário ideal. Todos gostamos de pessoas comprometidas, responsáveis, que cumprem o que falam. A grande sacada é o profissional amar o que faz. Por isso, as empresas investem tanto em capital humano: elas esperam o comprometimento de seus colaboradores.

2- Habilidade com a tecnologia – Disposição para aprender novos softwares e aplicativos. Habilidade para trabalhar com diferentes sistemas, estar por dentro das inovações tecnológicas, antenado com as novas tecnologias da área em que se atua e do contexto em que são aplicadas são características importantes.

3- Pensar fora da caixa - A capacidade de usar a lógica para identificar os vários aspectos de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias. Curiosidade e disposição para aprender constantemente. O sucesso está entrelaçado com muita vontade de aprender e resolver um problema.

4- Gestão de pessoas - Independentemente de estar em um cargo de gestão, a capacidade de trabalhar em equipe, motivar pessoas e estimular o diálogo será indispensável num futuro muito próximo.

5- Confiança e coragem - É aquele profissional que acredita no que está fazendo, sabe defender seu ponto de vista, confia em si e tem coragem para assumir alguns riscos e novos aprendizados.

6- Inteligência emocional - Trata-se da capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.

7- Humildade - Tanto para se relacionar com as pessoas quanto para assumir seus próprios erros e pontos a melhorar. Ouvir as pessoas, aceitar ideias diferentes das suas. Saber que você não é melhor que ninguém é essencial para crescer.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

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