Últimas Notícias

Home office: você consegue trabalhar de casa?

Com a necessidade de prevenção ao coronavírus, várias empresas optaram pelo home office. Mas será que a população está conseguindo focar e ser produtiva fora do ambiente formal das organizações?

Algumas empresas e setores já haviam adotado ferramentas e estratégias de trabalho remoto muito antes da crise global. Esta é uma modalidade crescente, e vem se transformando em realidade para trabalhadores de vários setores. No entanto, quem precisou adotar apenas neste momento de quarentena terá alguns desafios pela frente.

Primeiro, a pessoa precisa se adaptar ao fato de dividir seu local de trabalho com todas as distrações de casa, que vão desde o televisor à cama, à geladeira e às pessoas com quem mora. Frequentemente, as pessoas próximas interpretam o fato de você estar em casa como disponibilidade total, o que atrapalha muito a produtividade. Se o trabalhador não conseguir dizer não aos pedidos e interrupções, não conseguirá realizar suas tarefas com qualidade. Esta é a primeira grande barreira: conseguir que as pessoas entendam e respeitem seus períodos de trabalho em casa.

Nesse momento no qual, provavelmente, sua família estará em casa também, é muito importante conseguir um local mais reservado. Evite ficar com notebook ou computador no meio de todos. Você precisa adaptar um quarto ou um local de menor circulação para ser seu novo ambiente de trabalho.

Além disso, é preciso criar uma rotina ainda mais organizada e ser mais disciplinado para executar todas as tarefas. Nem todas as pessoas estão prontas para isso. É muito fácil você se perder em questões domésticas e pessoais. É preciso manter uma organização não só de tarefas, mas ter também autocontrole e saber gerenciar o tempo.

Você tem mais flexibilidade de horário e pode tirar um tempinho para resolver questões pessoais, sim, porém isso não significa que você não terá que fazer o trabalho. Provavelmente, vai precisar passar mais tempo trabalhando para repor o trabalho pendente.

Sem dúvida, trabalhar em casa é uma opção atrativa, o sonho de muitas pessoas. É inquestionável que, quando sua qualidade de vida melhora, sua disposição e satisfação também melhoram. Isso faz você trabalhar mais e, consequentemente, conseguir bons resultados. Mesmo sendo por um motivo muito ruim, degustar do trabalho remoto pode ser um ótimo ensaio. Por isso, dedique-se, e quem sabe esta realidade se torne mais frequente a partir de agora, mesmo depois que essa pandemia

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)