Últimas Notícias

Hora de traçar metas

Sempre que um ano inicia é um bom momento para traçar metas e estabelecer objetivos tanto
pessoais como profissionais. É uma ótima oportunidade para refletir sobre seus resultados na vida e começar a agir para manter o que está bom e modificar o que é necessário.

Muitas pessoas refletem, estabelecem que precisam mudar. Elas possuem força de vontade, mas o tempo passa e nada acontece. Elas não conseguem agir, as metas acabam ficando para trás.

Para que isso não aconteça com você: comece anotando seus objetivos, depois disso anote em sua agenda as ações para alcançá-los, estabelecendo datas para executar as atividades ligadas aos seus sonhos.

Precisamos entender que a virada de ano é um acontecimento. Um acontecimento encoraja decisões, nos motiva e nos desafia a sermos melhores. Porém, um acontecimento não possui a eficácia para nos fazer mudar. Somente um processo muda nossos comportamentos.


O que seria um processo?

Processo de mudança é um conjunto de ações visando alcançar a meta estabelecida. Ou seja, se sua meta em 2020 é emagrecer, o processo seria o conjunto de ações que você irá tomar para conseguir emagrecer o quanto deseja. Algumas ações poderiam ser: fazer mais exercícios, acompanhamento profissional de nutricionista, participar de um grupo de emagrecimento, contratar um personal, comprar alimentos saudáveis, contratar alguém para cozinhar para você, mudar hábitos de lazer, entre outras ações.

Para executar um processo, precisamos de disciplina. E quanto mais ousada for nossa meta, mais disciplina precisamos ter. E às vezes teremos que ter ajuda. Ajuda de alguém em quem confiamos ou até mesmo ajuda de um profissional para manter o foco e conseguir executar as ações.

Então, mão na massa! Estabeleça suas metas. Não queira agradar ou atender às expectativas dos outros, da sociedade, mas foque no que você quer, e tenha a convicção de que no seu tempo e de acordo com os seus recursos os objetivos poderão ser alcançados. Ano novo, novas chances de concretizar seus sonhos.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)