Últimas Notícias

Meu Primeiro Discurso

Me lembro como se fosse hoje, do meu primeiro discurso quando fui convidada para ser madrinha de formatura no CEJA da nossa cidade. Com os nervos à flor da pele eu queria dar o meu melhor para aqueles alunos que se esforçaram tanto para aquele momento. Entre eles, alguns colegas de trabalho que tinham parado com os estudos. Passaram-se 16anos, mas ao reler esta narrativa hoje, penso que mudaria pouca coisa, caso tivesse novos afilhados para aconselhar.

 

Meu discurso dizia o seguinte:

 

Antigamente, ser madrinha de uma formatura era sinônimo de trabalho e dedicação. Aos padrinhos e madrinhas cabia a responsabilidade de acompanhar os alunos e verificar se os ensinamentos obtidos em sala de aula estavam sendo colocados em prática, após a formatura.

 

Com o passar do tempo, a função era defender cada formando perante a sociedade.

 

Hoje, uma tarefa impossível em virtude de todas as mudanças na sociedade.

 

A mim, cabe opapel, portanto, de orientá-los com relação aos próximos passos.Dizem que as pessoas estão solitárias porque constroem muros em vez de pontes.Eu hoje no papel de sua madrinha caros formandos, gostaria de construir uma ponte.

 

Acredito que o desejo de cada um que está se formando hoje é ter um futuro brilhante.

Mas como vamos ter este futuro brilhante e a tão sonhada garantia de emprego?

 

Tendo visão de Futuro, integridade, comprometimento, e acima de tudo,saber  lidar com as adversidades. Quem investe e procura descobrir seus talentos; quem se dedica e busca inspiração em alguém ainda melhor.

 

E quem está na contramão, vocês poderiam me perguntar?

E eu responderia:

Quem não consegue estabelecer relações humanas

Quem ignora sua equipe

Quem pensa somente nos valores individuais

 

Qual a Dica então meus queridos afilhados?

 

Formação e aperfeiçoamento e maisleitura. Entusiasmo, dinamismo, proatividade, flexibilidade e iniciativa. E para finalizar,  quem acredita no amor como investimento.

A formatura é um ritual que marca a passagem de uma fase para outra. Especialmente no caso de vocês que muitos por motivos que já lhe são conhecidos, não puderam concluir seus cursos no ensino regular. A Educação de Jovens e Adultos tem esta característica. Por este esforço e pela garra de cada um deixo aqui meu abraço e meus sinceros parabéns.

Edla Zim

Graduada em Administração,  Relações Públicas, Publicidade e Propaganda
Pós Graduada em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Atua há 39 no mercado, dos quais 30 anos na empresa Tracebel Energia.
Mas foi na família, que Edla conquistou sua maior formação e transformação.
Edla Zim

Últimos posts por Edla Zim (exibir todos)