Últimas Notícias

O poder do feedback positivo

Com a colaboração de Julia Zoculotto

 

Você é gestor e não sabe por que alguns funcionários não realizam as atividades na hora e acabam não tendo um bom desempenho? Alguns parecem estar sempre desmotivados e você muitas vezes não sabe mais o que fazer?

A maioria dos gestores que conheço acreditam que o melhor a fazer é dar um feedback corretivo, ou seja, chamar a atenção desse colaborador, afinal, ele precisa melhorar.

Acontece que há diversos fatores que podem estar causando a desmotivação e o baixo desempenho desse funcionário. Mas um grande fator que percebemos em nosso dia a dia de trabalho é a falta de feedback positivo. O gestor aponta no que o colaborador precisa melhorar, mas muitas vezes esquece de destacar aquilo que ele realiza com excelência. Esquece de elogiar e enaltecer suas habilidades.

No livro “Preciso saber se estou indo bem”, o autor Richard. L. Williams mostra que se os colaboradores estão com baixa produtividade, é muito provável que estejam recebendo poucos feedbacks positivos dos gestores.

O que aconteceria se todo trabalho que você fizesse nunca recebesse nenhum comentário positivo? Se você não recebe um reforço, gradativamente o comportamento vai se extinguindo.

O psicólogo B. F. Skinner, criador do behaviorismo radical, destaca que nossos comportamentos produzem consequências, e com base nessas consequências temos a tendência a repetir ou suprimir o comportamento.  Ou seja, a probabilidade de ocorrência do comportamento é controlada pela consequência. Desta forma, se um funcionário receber um feedback positivo como consequência de um bom trabalho, o seu comportamento irá se repetir.

E qual gestor não deseja um colaborador repetindo bons comportamentos? Produzindo bons resultados? Por isso, o poder do feedback positivo.

Sabemos que alguns comportamentos podem ser inadequados e você deve sim realizar um feedback corretivo, contudo, não esqueça do positivo. O funcionário pode estar errando em alguns momentos, mas provavelmente deve ter acertado em outros.

Sendo assim, converse com a equipe, esteja ali para desenvolver e melhorar a qualidade do serviço e do ambiente do trabalho com muito feedback positivo.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)