O que é salário compatível com a função?
Em muitos anúncios de vagas de emprego, após uma breve descrição da vaga, encontramos a frase: “salário compatível com a função”.
No início desse ano realizamos uma pesquisa com mais de 6 mil seguidores nas nossas redes sociais sobre isso. A pergunta era: Quando você lê em um anúncio de vaga a frase: "Salário compatível com a função"Você sabe quanto é o salário?
95% dos participantes da pesquisa responderam “não”.
Quando falamos em salário compatível, nos baseamos na média salarial paga pelo mercado, ou seja, o salário médio praticado pelas empresas da região para aquela determinada vaga. Por exemplo, hoje na região de Tubarão, um assistente administrativo ganha em média, de R$1800 a R$2600. É uma média, não é algo rígido. Algumas empresas podem pagar mais e outras menos. Porém, com base nessa média, sabemos se o salário está compatível com o mercado.
Porém, compreendemos que a grande maioria das pessoas não tem ideia de quais são os salários pagos pelo mercado, isso não foi surpresa para nós. A média salarial varia muito, dependendo do segmento da empresa, do porte e da região. Além disso, tem as variações de acordo com os conhecimentos, as atitudes e as experiências dos próprios profissionais que nela trabalham.
Por isso, nossa sugestão é não colocar no anúncio de vaga a frase: “salário compatível com a função”. A empresa pode escolher entre divulgar o salário exato oferecido para a oportunidade ou não divulgar.
Na maioria das empresas que prestamos serviço, nós divulgamos o salário somente para os candidatos que são convidados a participar da seleção. Mas, isso pode variar. Em algumas oportunidades, quando sabemos que estamos pagando um salário “atrativo”, ou seja, acima do que a maior parte das empresas oferece, divulgamos o salário no anúncio para atrair um maior número de candidatos. Isso, depende muito da empresa, tem aquelas que não querem divulgar salários em anúncios e outras que divulgam abertamente.
Ivana Anselmo Souza Torres
Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)
- A procrastinação começa em março - 25 de fevereiro de 2021
- Os 05 princípios do gestor do futuro - 18 de fevereiro de 2021
- O que é salário compatível com a função? - 11 de fevereiro de 2021