Últimas Notícias

O que John Maxwell pode nos ensinar sobre Liderança

Ser um líder na atualidade não é tarefa fácil. Há alguns anos, para ser um gestor bastava você ter boa capacidade técnica e saber dar ordens. Hoje, isso não é mais suficiente, é necessário inspirar, influenciar.

E como inspiramos pessoas? Como fazer com que minha equipe trabalhe na mesma “batida do meu coração”, ou seja, trabalhe com entusiasmo fazendo o que eu quero?

Focando nas pessoas da mesma forma em que dá foco ao processo. Percebo que a maioria dos gestores trabalham muito e em geral são dedicados, porém eles se dedicam à empresa, ao processo muito mais do que se dedicam às pessoas. Existe uma diferença entre gerenciar e liderar. Nós gerenciamos coisas e processos, liderar está relacionado a pessoas. Posso destacar que o ideal é nos dedicarmos às pessoas na mesma medida que nos dedicamos aos processos.

No livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança”, de John Maxwell, há uma história interessante que exemplifica a dedicação ao processo e não às pessoas:

“Certo dia, conversava com algumas pessoas no saguão e Dan entrou, carregando uma pasta. Ele passou direto por nós sem dizer uma só palavra e seguiu diretamente para seu escritório. Fiquei chocado. Como um líder poderia passar direto por um grupo de pessoas com as quais trabalhava sem sequer dizer olá? Segui Dan até o escritório. Cumprimentei-o e perguntei-lhe:

- Dan, como você pode passar direto pelas pessoas desta forma?

- Tenho muito trabalho hoje e, realmente, preciso começar logo. –Respondeu. 

- Dan, você acabou de passar pelo seu trabalho.”

O verdadeiro líder entende que as pessoas são o seu trabalho.

Liderando em nossa vida

Não é só nas organizações que precisamos ter a capacidade de liderança, e sim também em nossa vida. Quantos de nós possuímos atitudes parecidas com as de “Dan” relatadas acima? Muitas vezes nos preocupamos tanto com as coisas, com os processos, e nos esquecemos de nossas famílias, amigos, vizinhos. Enfim, na nossa “corrida” diária para conseguir alcançar nossos objetivos acabamos esquecendo que as pessoas fazem parte deles. Quanto maior nosso investimento nas pessoas em nossa volta, maior será nossa realização pessoal.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)