Últimas Notícias

Os 05 princípios do gestor do futuro

Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui foco em desenvolvimento de competências e de estratégias.

As previsões para a liderança no futuro apontam para alguns caminhos que devem ser observados com atenção por empreendedores e gestores.

Conheça 5 princípios ou características fundamentais que os gestores devem possuir nos próximos anos:

  1. Ser um líder de verdade

Há muito tempo existe uma distinção entre chefe e líder. O que podemos esperar para os próximos anos é que o chefe assuma a postura de um líder, verdadeiramente influenciando e inspirando pessoas.

Um gestor não pode ser alguém colocado em uma posição de poder, simplesmente porque ele traz mais dinheiro, e sim que estimule sua equipe e traga resultados.

  1. Entender sobre as tecnologias

Os líderes não precisam se tornar especialistas em cada nova tecnologia que surge. No entanto, é importante para os gestores compreender quais as tecnologias tem o potencial de beneficiar a organização.

3 Saber liderar à distância

O mundo sem fronteiras que hoje encaramos dia após dia não tem essa característica apenas pela presença da internet. O próprio comportamento dos mais jovens é diferente quando comparado ao de gerações anteriores.

Parte desse novo perfil se reflete em uma maior tendência ao home office, por exemplo.

Em muitos casos, esse modelo híbrido aumenta a produtividade e, por isso, é saudável para o negócio. Mas ele só funciona plenamente quando o líder sabe comandar à distância.

4 Focar em estratégias

Os líderes são muitas vezes solicitados com a necessidade de "apagar incêndios", porém o seu papel deveria ser diferente. Ele deveria criar estratégias para que os “incêndios” não aconteçam ou que diminuam muito.

Os líderes devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias que possam desafiar os negócios e não apenas meros trabalhadores operacionais.

5 Fazer um acompanhamento do seu mercado

A necessidade de acompanhar o mercado é antiga. Nos próximos anos, a liderança das organizações vai dar um peso ainda maior a essa capacidade.

O grande trunfo em seguir de perto o seu mercado é detectar um indício e adotar novas iniciativas antes dos concorrentes. O chamado “pulo do gato” é o que cria os verdadeiros líderes do mercado.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)