Os 05 princípios do gestor do futuro
Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui foco em desenvolvimento de competências e de estratégias.
As previsões para a liderança no futuro apontam para alguns caminhos que devem ser observados com atenção por empreendedores e gestores.
Conheça 5 princípios ou características fundamentais que os gestores devem possuir nos próximos anos:
- Ser um líder de verdade
Há muito tempo existe uma distinção entre chefe e líder. O que podemos esperar para os próximos anos é que o chefe assuma a postura de um líder, verdadeiramente influenciando e inspirando pessoas.
Um gestor não pode ser alguém colocado em uma posição de poder, simplesmente porque ele traz mais dinheiro, e sim que estimule sua equipe e traga resultados.
- Entender sobre as tecnologias
Os líderes não precisam se tornar especialistas em cada nova tecnologia que surge. No entanto, é importante para os gestores compreender quais as tecnologias tem o potencial de beneficiar a organização.
3 Saber liderar à distância
O mundo sem fronteiras que hoje encaramos dia após dia não tem essa característica apenas pela presença da internet. O próprio comportamento dos mais jovens é diferente quando comparado ao de gerações anteriores.
Parte desse novo perfil se reflete em uma maior tendência ao home office, por exemplo.
Em muitos casos, esse modelo híbrido aumenta a produtividade e, por isso, é saudável para o negócio. Mas ele só funciona plenamente quando o líder sabe comandar à distância.
4 Focar em estratégias
Os líderes são muitas vezes solicitados com a necessidade de "apagar incêndios", porém o seu papel deveria ser diferente. Ele deveria criar estratégias para que os “incêndios” não aconteçam ou que diminuam muito.
Os líderes devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias que possam desafiar os negócios e não apenas meros trabalhadores operacionais.
5 Fazer um acompanhamento do seu mercado
A necessidade de acompanhar o mercado é antiga. Nos próximos anos, a liderança das organizações vai dar um peso ainda maior a essa capacidade.
O grande trunfo em seguir de perto o seu mercado é detectar um indício e adotar novas iniciativas antes dos concorrentes. O chamado “pulo do gato” é o que cria os verdadeiros líderes do mercado.
Ivana Anselmo Souza Torres
Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)
- A procrastinação começa em março - 25 de fevereiro de 2021
- Os 05 princípios do gestor do futuro - 18 de fevereiro de 2021
- O que é salário compatível com a função? - 11 de fevereiro de 2021