Últimas Notícias

Por que você continua desempregado?

Muitas pessoas estão em busca de emprego por todo o país - e também na nossa região. Vários deles buscam recolocação através da CliQue RH e, nesta tarefa de auxiliá-los a encontrar trabalho, percebo alguns erros cometidos pelos candidatos, que os afastam de conseguir uma recolocação. Destaco aqui alguns:

Falar mal de empresas
Quando participamos de várias entrevistas de emprego e sucessivas negativas, ficamos angustiados. Infelizmente, existem muitas pessoas despreparadas conduzindo processos seletivos que não tratam os candidatos de maneira correta. Mas desabafar em público reclamando das empresas e dos recrutadores não irá lhe ajudar a conseguir trabalho. Converse individualmente, se for o caso. Jamais reclame em público, principalmente em redes sociais.

Enviar currículo para todas as vagas indistintamente
Desde vaga de babá a vaga de executivo, você envia seu currículo para todas as oportunidades achando que isso aumenta suas chances, certo? Errado. Você deve enviar seu currículo apenas para vagas pelas quais realmente tem interesse e que são compatíveis com seus objetivos profissionais e experiências. O candidato deve mostrar que tem um interesse específico. Se manda currículo para muitas vagas dentro da mesma empresa, o recrutador fará a leitura de que ele está “sem foco” e desesperado.

Importunar o recrutador
Com o uso de aplicativos de conversação, as pessoas estão quase sempre on-line, mas isto não significa que estão trabalhando 24h. Por isso, se quiser conversar com um recrutador sobre vagas ou processos seletivos, faça em horário comercial. De preferência por e-mail.

Não ler os anúncios de oportunidade detalhadamente
Na ansiedade, muitos candidatos não leem os anúncios de vagas e ficam perguntando questões que já estão bem claras no anúncio. Esta atitude demonstra apenas o quanto esta pessoa é ansiosa e desatenta, características ruins para um colaborador em potencial. Por isso, leia com calma os anúncios de vagas. Pondere, avalie se é realmente uma vaga que lhe interessa e, se mesmo assim tiver dúvidas, aí sim procure contatar o recrutador com mensagens in box ou e-mail.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)