Últimas Notícias

Por que você não recebe aumento de salário?

Em meu dia a dia de trabalho, diversos profissionais vêm conversar comigo sobre sua vontade de pedir aumento para o chefe e ao mesmo tempo da falta de coragem para iniciar a conversa.

Como abordar o tema? Como pedir? O que meu chefe irá pensar? São dúvidas comuns.

 

Se as empresas possuíssem políticas claras de remuneração, não seria necessário esse tipo de conversa. Cada um saberia o que fazer para conseguir melhores resultados financeiros. Contudo, a maioria das organizações ainda não possui procedimentos e planos de remuneração claros, gerando algumas insatisfações. Neste ambiente surge constantemente a necessidade de pedir aumento salarial.

 

Estou esperando ser reconhecido

Essa é uma das frases comuns que escuto. Eu respondo: não espere. Há alguns chefes que sabem reconhecer e ficam felizes em conceder um aumento salarial para colaboradores que merecem, mas há aqueles que não são assim. Se você ficar esperando pode nunca ganhar. Por mais que se esforce o aumento não virá.

 

Preste atenção, o seu esforço precisa estar direcionado para aquilo que a empresa espera de você. Você precisa saber com clareza que resultados precisa apresentar. A partir daí você poderá sugerir um aumento salarial. Se você não sabe, pergunte para seu chefe. Peça uma avaliação do seu trabalho.

 

Para abordar esse assunto com a chefia não existe uma “receita pronta” ou uma fórmula para pedir e ganhar. Cada empresa, cada liderança, cada colaborador é único. É preciso avaliar o contexto:

Você vem apresentando resultados?

Tem sido elogiado pelo trabalho que está desempenhando?

Como está a situação financeira da empresa em que trabalha?

Qual a política de reajustes que a sua empresa adota?

Seu salário está compatível com o mercado?

 

Refletir sobre estas questões o ajudará a ter argumentos para justificar a necessidade de aumento. Evite comparações com outros colegas, fale de seus resultados e destaque a contribuição que você oferece para sua empresa ou seu setor.

 

Ainda sem coragem?

Se você refletiu sobre seu desempenho e concluiu que merece ter um incremento salarial, mas ainda não tem coragem de falar a respeito, pense: o que de pior pode acontecer?

 

Se a resposta for negativa, procure saber no que você precisa melhorar e/ou o que precisa fazer para justificar um incremento na sua remuneração. Não desanime e se comprometa a fazer o solicitado. Às vezes você pode estar fazendo muitas coisas, pode estar trabalhando duro, mas não está realizando suas atividades de acordo com o que a empresa espera de você. Isto é muito comum, e esta conversa pode ser a oportunidade de alinhar suas expectativas com as da organização – o que irá gerar um reconhecimento no futuro.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)