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Prevenir e combater o esgotamento emocional

Na coluna anterior falamos sobre o esgotamento emocional, que é quando nos sentimos cansados e sobrecarregados continuamente. Destacamos que isso acontece quando exigimos demais do nosso psicológico, ou seja, enfrentamos mudanças ou problemas frequentes, por um longo período de tempo, e não damos fôlego para nosso corpo e nossa mente se recuperar.

O período de férias existe exatamente para combater o esgotamento, quando paramos um pouco e nos permitimos descansar com tranquilidade, nosso corpo e mente se revigoram e prevenimos um possível esgotamento.

No entanto, há situações e problemas que não nos dão férias e, se não lançarmos mão de algumas estratégias para nos proteger, podemos ser pegos pelo esgotamento emocional.

Abaixo seguem algumas estratégias para prevenir e combater o esgotamento:

Imponha limites - Certamente, muitas vezes você disse “sim” quando era melhor ter dito “não”. É provável também que em muitas ocasiões você tenha dito “não” a uma possibilidade que queria. Agora é o momento de recuperar a assertividade. Para combater o esgotamento emocional, é imprescindível aprender a impor limites. Pare de fazer o que não quer e faça mais o que você quer.

Busque momentos nos quais você possa relaxar - Para descarregar a carga do esgotamento, é preciso que você pare e se desconecte. Trata-se de ter momentos para si mesmo, simplesmente para se distrair e se conectar com suas necessidades pessoais.

Faça uma lista das suas prioridades – Aquilo que é imprescindível para você não pode ser negligenciado. Estabeleça prioridades e se concentre em uma de cada vez. É muito importante que você pare de fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque isso também esgota a sua mente.

Uma coisa de cada vez – Aprenda a deixar para amanhã o que não está marcado para hoje na agenda. Além disso, para que essa estratégia funcione, você precisa ordenar de forma realista todas as tarefas pendentes em função de suas prioridades e não se basear somente no que os outros esperam de você.

Não se esconda atrás de álcool ou outras substâncias - O álcool pode aumentar, temporariamente, o humor, mas o sentimento vai rapidamente desaparecer, aumentando os níveis de ansiedade e tristeza.

Existem outras atividades importantíssimas para combater o esgotamento emocional e demais transtornos: fazer exercícios físicos com frequência, dormir bem e num horário que seja adequado para você, se alimentar de forma saudável. E fazer psicoterapia que, além de te ajudar a fazer mudanças no estilo de vida, pode fornecer as técnicas necessárias para descobrir o que exatamente está acontecendo com você. E fornecer auxílio quando você passar por períodos estressantes.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

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