Últimas Notícias

Qual a sua natureza motivacional?

A motivação envolve aspectos emocionais, biológicos e sociais. Segundo a Wikipedia, a palavra motivação vem do latim ‘movere’, ou seja, mover. Ela é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Resumidamente, podemos dizer que é o impulso interno que leva à ação.

Existem várias teorias motivacionais que amparam o comportamento humano, mas nenhuma delas possui todas as respostas. Vamos conhecer aqui a teoria desenvolvida por David McClelland.

Avaliando especialmente candidatos e trabalhadores em empresas e indústrias, McClelland chegou à conclusão de de existem três tipos de motivação, o que chamamos de natureza motivacional:

Superação: é uma pessoa que se sente motivada por superar padrões, gosta de desafios. Pessoas de natureza motivacional superação buscam constantemente inovações e melhorias. Sofrem com rotinas muito engessadas. Possuem o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade.

Afiliação: são pessoas que se sentem motivadas quando conseguem compartilhar, gostam de relacionamento interpessoal, amam quando outros se interessam por elas, por suas coisas e sentimentos. Buscam a todo momento viver relações amigáveis, e sofrem com conflitos e rupturas. O que norteia suas ações é o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertencimento.

Influência: 
pessoas com natureza motivacional de influência gostam de gerar impacto em pessoas e/ou grupos. Sentem prazer em liderar. Conseguem persuadir, e mesmo sem ter um cargo de liderança conseguem influenciar naturalmente outras pessoas. São ótimos para mobilizar equipes. Sofrem quando não possuem liberdade, quando precisam lidar com líderes/pares autoritários e centralizadores. Sentem o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, o que motiva você não necessariamente motiva outras pessoas. Aquilo que para você é tão essencial pode não ser nada para os outros.

Motivação é um estado interior que não pode ser despertado por mágica. Ela acontece quando fatores específicos são acessados e ninguém melhor do que a própria pessoa para saber o que ela precisa, o que a deixa motivada.

No entanto, é possível criar ou oferecer algumas condições para que as pessoas se motivem. Claro que não é uma tarefa tão fácil. Porém, conhecendo a sua natureza motivacional e a das pessoas com as quais convive, já é um grande passo.

O desafio é construir ambientes onde haja objetivos desafiadores para pessoas com necessidade de superação. Investir em tempo de qualidade e dar espaço para o compartilhamento para as pessoas de afiliação. E gerar oportunidades de exposição/liderança para quem é de natureza motivacional influência.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)