Últimas Notícias

Quatro motivos pelos quais você não consegue um emprego melhor

Profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho costumam dizer que está difícil conseguir uma vaga com salário atrativo. Será?

 

Antes de sair reclamando que as empresas exigem demais, confira se não é você que está errando. É importante observar alguns sinais que podem indicar o motivo de você não conseguir uma recolocação com êxito:

 

1 Você não sabe bem o que quer

O principal erro cometido por candidatos é a falta de foco. Na prática, são os profissionais que disparam seus currículos para todas as vagas de emprego, mesmo as que não têm relação com o seu perfil.

Sabemos que muitas vezes ficamos desesperados para conseguir um emprego urgentemente, mas precisamos manter a calma e usar a estratégia certa.

É importante que você saiba exatamente qual tipo de vaga de emprego você quer: qual área de atuação, cargo e tipo de empresa. Reserve um tempo do seu dia para definir seu perfil profissional, quem são suas empresas alvo. Com isso, você poderá ser assertivo ao entregar/enviar currículo.

 

2 Seu currículo é inadequado

Você sabe quais termos são usados para encontrar um profissional como você? Pesquise vagas de emprego do seu perfil e perceba quais palavras-chaves aparecem mais. Estas palavras precisam estar no seu currículo.

Além disso, como os processos de seleção precisam cada vez mais de agilidade, é importante que o seu currículo seja organizado de forma a conduzir a leitura do recrutador. Ele precisa bater o olho e enxergar em você o candidato ideal.

Inclua sua área de atuação, ferramentas e programas que você domina e um resultado alcançado na sua carreira.

E por falar em resultado, eles precisam aparecer nas suas experiências profissionais. Leia com atenção esse tópico e veja se ele traduz o profissional que você é.

 

3 Você está despreparado

Se o período no emprego anterior foi muito longo, provavelmente você está “enferrujado” no que diz respeito ao que deve mostrar na entrevista e sobre o que as empresas querem saber atualmente. Converse com pessoas que possam agregar esse conhecimento e te ajudar a desenvolver sua imagem profissional da maneira correta.

 

4  Você não construiu um bom networking

Você não faz contatos, não conhece profissionais da sua área. Não participa de cursos, está apenas imerso em seu mundo. Isso dificultará uma recolocação. Uma das coisas mais importantes a se fazer se você busca trocar de emprego é networking.

Reflita: não é difícil encontrar alguém que conseguiu algum emprego graças à indicação de um amigo ou ex-colega de trabalho. Por isso, manter uma boa imagem profissional e se manter em contato com colegas de profissão é a chave do sucesso para sua carreira.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)