Últimas Notícias

Seis erros que prejudicam sua carreira

Todo profissional se preocupa com o andamento da sua carreira. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Atualmente, ter um diploma de nível superior não é mais um diferencial. É necessário demonstrar um conjunto de comportamentos e habilidades técnicas que possibilitam ao profissional se destacar em sua área de atuação.
Além disso, é importante conhecer alguns erros que podem atrapalhar sua jornada de crescimento profissional e saber como evitá-los.

1 -Não conhecer os objetivos da empresa em que trabalha
É bastante comum que os profissionais conheçam suas tarefas e funções, tendo domínio apenas do departamento onde atuam. Entretanto, é fundamental que conheçam o negócio da empresa, outras áreas, como funciona o processo no geral e busquem compreender também o mercado.

2 -Tornar-se um faz tudo
Muitos profissionais, na ânsia de agradar, acabam assumindo várias funções diferentes. Porém, não ter uma especialidade e ser um “generalista” é um dos piores erros que um profissional pode cometer. As empresas já não valorizam mais aqueles funcionários que fazem de tudo um pouco e não têm nenhuma especialidade. As organizações precisam de profissionais especialistas, com experiência e capazes de fazer a diferença dentro da empresa, em sua área de atuação.

3 -Não se preocupar com desenvolvimento
Se você é do tipo que reclama de ficar depois do horário para fazer um treinamento, dificilmente irá crescer. O desenvolvimento constante é uma característica essencial para se tornar um profissional de sucesso. Participar de treinamentos, manter seus conhecimentos atualizados, acompanhar publicações e sites que versem sobre sua área, participar de congressos e workshops é fundamental.

4 -Se acomodar
Trabalhar por muitos e muitos anos para uma única organização não é mais visto como um ponto positivo, a não ser que você for crescendo, mudando de cargo e função dentro desta organização. Ficar estagnado no mesmo cargo anos a fio prejudica sua carreira. É preciso ter coragem e disposição para assumir novas posições quando necessário.

5 -Comprometer as finanças e depender inteiramente do emprego
Se você não tem uma reserva financeira e compromete todo o seu salário para suprir seu estilo de vida, vai ficar “preso” ao emprego. Isso não te dará coragem para arriscar e assumir novos desafios. O problema de não ter um planejamento financeiro faz você perder a chance de construir uma carreira fazendo algo que realmente goste.

6 -Ignorar o networking
Em resumo, networking significa uma rede de contatos profissionais. Construir esta rede de contatos sólida deve estar entre as prioridades de todo profissional. Precisamos interagir com pessoas que podem fazer a diferença para o nosso futuro. Não cometa esse erro e tenha em mente que precisa manter contato constante com pessoas que podem dar conselhos valiosos sobre o mercado de trabalho.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)