Últimas Notícias

Você sabe o que é talento?

Muito se fala sobre talento, mas você sabe o que realmente significa? Eu entendo talento como sendo uma habilidade natural. Trata-se de um gosto especial, uma aptidão, uma predisposição espontânea a algo, que atinge sua plenitude por meio de muito treino, disciplina e perseverança.

O indivíduo, desde criança, apresenta facilidade em algum aspecto da vida: seja para realizar cálculos ou inventar coisas, seja para cantar ou escrever... Enfim, são inúmeras as possibilidades de demonstrar talento – e o mercado de trabalho é incrivelmente vasto de opções. Acredito que cada pessoa possui um talento natural. Já descobriu o seu? Pense nisso!

 

Talento pode ser ensinado?

Acredito que uma habilidade pode sim ser desenvolvida. Por exemplo: se você não possui habilidade com cálculos, pode aprender a trabalhar com isso, pode se dedicar, buscar ajuda e se tornar um ótimo contador.

Nesse sentido, ser muito bom em determinada atividade depende somente de você. Já diz o ditado que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

O exemplo mais claro disso são os atletas. Para que sejam considerados realmente bons no que fazem, bem como campeões em suas áreas, é preciso muito mais do que apenas gostar de praticar um determinado esporte. Além da paixão pelo que faz, é necessário que eles sejam totalmente comprometidos, disciplinados com suas atividades e horários e, principalmente, que estejam em constante treinamento.

 

Gestão de pessoas e talento

Uma das funções dá área de gestão de pessoas de uma empresa é fazer “brilhar” o talento natural de seus colaboradores. Junto aos líderes, o RH deverá oferecer condições de trabalho para que o colaborador utilize suas habilidades. E em alguns casos até mesmo ajudar o colaborador a descobrir qual é o seu talento.

 

É uma relação ganha-ganha, o colaborador ganha em exercer seu talento, pois se aprimora e se sente feliz e realizado com o trabalho; e a empresa também ganha por possuir colaboradores mais engajados e produtivos.

 

Sendo assim, ao invés de focar nos “pontos fracos” e “deficiências”, foque no talento natural de cada um.

 

 

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)