4 motivos pelos quais você não foi contratado
Seu currículo se encaixa perfeitamente com a descrição da vaga, você sentiu que foi bem na entrevista, mas, ainda assim, não foi contratado? Não leve para o lado pessoal – existe uma série de circunstâncias que explicam o porquê você pode não ter conseguido a vaga que queria.
Confira abaixo 3 motivos pelos quais você pode não ter sido contratado:
1 – Havia candidatos mais qualificados do que você
Recrutadores dizem que mais da metade dos candidatos a vagas de emprego não são suficientemente qualificados. Para cada função existe uma série de requisitos, você pode ter apresentado a maioria deles, porém alguém pode ter apresentado mais do que você. E a missão do Recrutamento e Seleção é encontrar o mais compatível com o perfil. Ou seja, o mais qualificado.
2- A contratação é por perfil
Mesmo que suas habilidades sejam perfeitas e que você acredite que possua o perfil, não existe nenhuma garantia de que você seja contratado. Talvez o perfil que a empresa esteja buscando seja outro. E está tudo bem. Não significa que há algo errado com você.
3 - Você não causou uma impressão tão boa assim
Talvez você pense que se saiu super bem, mas a avaliação do recrutador foi outra. Pode ser que seus valores sejam completamente diferentes dos valores da empresa. O recrutador não vai te contar isso, mas ele sabe quando um determinado valor não fecha com a cultura organizacional ou até mesmo o jeito de trabalhar do gestor (chefe) da vaga.
4- Você é qualificado demais
Se o recrutador está procurando por um perfil específico para preencher uma vaga na qual você é excessivamente qualificado, a empresa pode optar por um candidato com menos competências porque a vaga é muito júnior para você. E com certeza, com o tempo, se sentiria desmotivado a trabalhar numa oportunidade que não te entusiasma, que não oferece desafio para você. A boa notícia é que, se você continuar procurando, receberá outra proposta mais adequada às suas habilidades.