Seis estratégias para aliviar a ansiedade em tempos de crise
Em meio à inquietaçãoem relação ao futuro, todos os pensamentos negativos devido a crise em meio a pandemia, mais as dificuldades pessoais e todo o estresse da vida, é fácil que as preocupações se tornem insuportáveis, causando grande ansiedade.
A ansiedade é uma reação que todas as pessoas experimentam diante de algumas situações. Alguns vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, do que outros. Mas, de alguma forma a ansiedade estará presente cada vez mais em nossas vidas.
Para interromper este ciclo de preocupação excessiva, possuímos algumas sugestões que poderão ajudar você a diminuir a sensação de ansiedade.
Pare de ver tanta notícia
As vezes se desligar um pouco de notícias é bom. Você não precisa ficar sabendo de tudo que está acontecendo. Notícias no geral tendem ao sensacionalismo e até mesmo induz ao pânico. Se preserve. Concentre-se mais no que você precisa e pode fazer nesse momento.
Escreva suas atividades
Escreva todas as suas atividades e preocupações. Criar uma lista com as coisas você precisa fazer irá auxiliar a organizar os pensamentos e sentimentos. E você pode se surpreender: muita gente relata que, ao escrever tudo, acaba percebendo que a sensação de ter centenas de coisas pendentes na verdade se revela exagerada, e as fontes de preocupação eram bem menos numerosas.
Priorize
Após escrever todas as suas atividades, classifique em quais irá trabalhar ou resolver primeiro. Definidas as mais urgentes e comece a agir. Uma coisa de cada vez. Querer fazer tudo ao mesmo tempo aumenta a ansiedade e a preocupação de não conseguir. Negocie prazos se for necessário.
Diminua a cafeína
Na maioria das empresas que já trabalhei uma coisa é quase unânime: os colaboradores amam um “cafezinho”. Existem empresas que o servem nas salas, e seu consumo é grande durante todo o dia. Café é um estimulante natural, além de ser muito gostoso. Contudo, a cafeína em excesso estimula o sistema nervoso, causando uma sobrecarga de adrenalina que faz com que você se sinta mais agitado do que normalmente é.
Exercite-se
Exercícios físicos são recomendados como tratamento para quase tudo. Isto porque realizar atividades físicas funciona para o bem estar pessoal e profissional. Pratique e sinta os resultados.
Faça Psicoterapia
Embora a ansiedade muitas vezes tenha origem genética, ela também pode ser resultado de conflitos internos que precisam ser tratados. Por isso uma boa indicação é a psicoterapia. Ela oferece a oportunidade de você verbalizar seus problemas, conflitos e medos, ajudando a mudar padrões de pensamento.