7 passos para realizar a gestão de conflitos
A gestão de conflitos nada mais é do que adotar práticas e estratégias que buscam prevenir e resolver conflitos no ambiente de trabalho.
Conflitos podem ser definidos como divergências entre duas partes, discussões, atritos, tumultos e outras atitudes que possam prejudicar o clima e afetar o trabalho em equipe.
Relacionei abaixo sete dicas para uma gestão de conflitos eficaz:
- Utilize o “Nós”
Tenha sempre em mente que o objetivo não é encontrar culpados ou definir quem é inocente, mas acabar com o mal-entendido.
Uma dica muito simples para isso é usar a palavra “nós” na conversa, mostrando sempre que a solução depende de um trabalho conjunto.
- Promova a comunicação
A gestão deve começar muito antes de um conflito realmente acontecer, ou seja, é preciso agir com antecedência. Esperar que uma situação de confronto estoure não é a melhor saída, então, invista na melhoria da comunicação dentro da empresa.
Crie um clima de transparência e credibilidade. A comunicação oficial da empresa evita que rumores e conversas paralelas surjam, mantendo a equipe mais alinhada.
- Identifique o problema
Reserve um tempo para conversar com as partes conflitantes individualmente. Lembre-se de que toda história envolve duas ou mais versões, portanto, é preciso conhecê-las.
- Construam uma solução
Identifique a causa e, depois, juntos elaborem uma solução. A solução de um conflito deve beneficiar os dois lados, só assim é possível eliminar ressentimentos e eliminar as chances de que o mesmo problema ocorra no futuro.
Não pense que essa é uma tarefa fácil, as pessoas pensam de forma diferente, têm expectativas e objetivos diferentes. Por isso, é importante identificar interesses similares e sugerir mudanças para ambos na forma de se trabalhar e se relacionar.