“Atitude de dono”: veja porque ela deve ser um requisito da sua empresa
“O olho do dono é o que engorda o boi”: este é um dos ditados que mais escuto nas organizações. Essa frase se refere ao cuidado especial que o proprietário tem com seu próprio negócio.
A atitude de dono - também chamada de ownership - é a mentalidade diferenciada de quem deseja ver a empresa prosperar como um todo, garantindo estabilidade, lucro e crescimento. Imagine se todos os colaboradores e gestores de sua empresa tivessem esta mesma mentalidade?
É óbvio que nem todos podem ser donos. Mas a atitude de dono é algo que pode ser conseguido – e desejado – por todos os profissionais de uma empresa que almeja o sucesso.
Sua meta como gestor, empreendedor ou qualquer outro tipo de líder deve ser levar seus colaboradores da posição de responsabilidade para a posição de apropriação.
A responsabilidade é algo que gera pressão e ansiedade nos funcionários. São as cobranças, as regras. Funcionários com responsabilidades trabalham para evitar a punição e não pelo resultado positivo.
Já a “atitude de dono” é a mentalidade que estimula e causa entusiasmo nos membros do time. São as metas, as ideias e o companheirismo. É o próprio profissional percebendo o sucesso da empresa como um interesse de todos.
Há pessoas que são naturalmente assim; no entanto, esse atributo só será realmente aproveitado se a empresa tiver uma política inclusiva, e não de hierarquia rígida.
Inserindo a atitude de dono em seus profissionais
Se você, desde cedo, alimentar uma cultura de atitude de dono, seus esforços serão multiplicados pelos seus colaboradores. Você poderá investir suas energias em tarefas essenciais da gestão enquanto os outros membros da equipe desempenharão suas tarefas satisfatoriamente. E, quando for o caso, irão buscar auxílio com você e com outros membros mais experientes.
Comece contratando bem
É mais fácil contratar profissionais com atitude de dono que formá-los. Por isso, o primeiro passo para criar uma equipe assim é selecionar as pessoas certas.
Cada profissional com atitude de dono irá espalhar a cultura pela empresa, formando pessoas semelhantes. Busque aqueles que trocam regras e supervisão por ideias e autonomia, que trabalham satisfeitos e que sentem que a organização se importa e depende deles.
Se comunicando melhor ainda
Se você já tem a sua equipe formada e deseja implementar a cultura de ownership, a comunicação é a chave. Colaboradores com atitude de dono devem ser influenciados, não comandados. Deixe que ele crie sua rotina individual segundo seu próprio estilo, mas com um mesmo objetivo. Definir a finalidade é mais importante que o processo.
Estimule projetos paralelos e a criatividade
Outra forma de fomentar a atitude de dono em uma empresa é o intraempreendedorismo. Essa palavra descreve o comportamento de funcionários que estão sempre trazendo novas ideias e criando novos projetos. Eles são empreendedores, mas dentro da organização.
Este comportamento pode ser parte da cultura da empresa, como o caso da 3M e do Google. Estas duas empresas incentivam que certa porcentagem do tempo de cada profissional seja investida em projetos paralelos.
Lembre-se: os melhores líderes criam metas e deixam que os bons profissionais escolham o caminho a traçar. Este desafio motiva os colaboradores. Alimentar uma cultura de ownership não é apenas a melhor forma de fazer sua empresa crescer, mas também cria um ambiente de trabalho muito mais agradável e divertido.