Absenteísmo
Muitas empresas me procuram pedindo sugestões para diminuir o número de faltas dos colaboradores. Principalmente quando as mesmas possuem um número significativo no setor de produção.
Em minha opinião, precisamos primeiro apurar e investigar quais os principais motivos, o que será que realmente vem ocasionando as faltas. Pode ser motivos de doença, pode ser problemas com filhos, cônjuges, entre outros. E após esse levantamento, podemos traçar um plano de ação e utilizar estratégias para diminuir absenteísmo.
Nestes casos a empresa pode estabelecer uma política de reconhecimento (método este, mais utilizado atualmente) visando a motivação da equipe, é importante que sejam desenvolvidas políticas voltadas para as necessidades e a percepção de valores dos funcionários. (bonificação por meta batida, viajens, cafés, prêmios).
Outra estratégia muito eficaz seriam os treinamentos, capacitações, até mesmo conscientização da importância do papel do colaborador... A organização podeoferecer um cronograma de treinamentos constantes, para implantar novos procedimentos ou por reciclagem, para garantir que a equipe esteja alinhada. Os assuntos podem variar sobre comportamentos, padrões de segurança, dependendo do ramo de atividade da empresa e também do interesse dos funcionários.
Por último, posso pontuar a importância de um boom feedback. Para assim, pontuar o desenvolvimento de cada um e corrigir os pontos negativos, o retorno sobre o desempenho de um profissional deve ser realizado constantemente porquê demonstra comprometimento com os resultados, empenho no desenvolvimento da equipe e reconhecimento pelas metas alcançadas. O feedback dado pelo líder reduz consideravelmente o absenteísmo, porquê reforça a importância do comprometimento de todos para o crescimento da empresa.