Habilidades que podem garantir o emprego
Cada vez mais, as decisões de contratação e também de promoção estão levando em conta outros fatores além da performance ou da expertise técnica. As habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas na hora de avaliar profissionais e também candidatos a emprego.
Um levantamento realizado pela CliQue RH apontou sete habilidades que são desejadas nos profissionais:
1- Comprometimento – Esta é a principal característica destacada por um empreendedor quando descreve o funcionário ideal. Todos gostamos de pessoas comprometidas, responsáveis, que cumprem o que falam. A grande sacada é o profissional amar o que faz. Por isso, as empresas investem tanto em capital humano: elas esperam o comprometimento de seus colaboradores.
2- Habilidade com a tecnologia – Disposição para aprender novos softwares e aplicativos. Habilidade para trabalhar com diferentes sistemas, estar por dentro das inovações tecnológicas, antenado com as novas tecnologias da área em que se atua e do contexto em que são aplicadas são características importantes.
3- Pensar fora da caixa - A capacidade de usar a lógica para identificar os vários aspectos de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias. Curiosidade e disposição para aprender constantemente. O sucesso está entrelaçado com muita vontade de aprender e resolver um problema.
4- Gestão de pessoas - Independentemente de estar em um cargo de gestão, a capacidade de trabalhar em equipe, motivar pessoas e estimular o diálogo será indispensável num futuro muito próximo.
5- Confiança e coragem - É aquele profissional que acredita no que está fazendo, sabe defender seu ponto de vista, confia em si e tem coragem para assumir alguns riscos e novos aprendizados.
6- Inteligência emocional - Trata-se da capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.
7- Humildade - Tanto para se relacionar com as pessoas quanto para assumir seus próprios erros e pontos a melhorar. Ouvir as pessoas, aceitar ideias diferentes das suas. Saber que você não é melhor que ninguém é essencial para crescer.