Meu Primeiro Discurso
Me lembro como se fosse hoje, do meu primeiro discurso quando fui convidada para ser madrinha de formatura no CEJA da nossa cidade. Com os nervos à flor da pele eu queria dar o meu melhor para aqueles alunos que se esforçaram tanto para aquele momento. Entre eles, alguns colegas de trabalho que tinham parado com os estudos. Passaram-se 16anos, mas ao reler esta narrativa hoje, penso que mudaria pouca coisa, caso tivesse novos afilhados para aconselhar.
Meu discurso dizia o seguinte:
Antigamente, ser madrinha de uma formatura era sinônimo de trabalho e dedicação. Aos padrinhos e madrinhas cabia a responsabilidade de acompanhar os alunos e verificar se os ensinamentos obtidos em sala de aula estavam sendo colocados em prática, após a formatura.
Com o passar do tempo, a função era defender cada formando perante a sociedade.
Hoje, uma tarefa impossível em virtude de todas as mudanças na sociedade.
A mim, cabe opapel, portanto, de orientá-los com relação aos próximos passos.Dizem que as pessoas estão solitárias porque constroem muros em vez de pontes.Eu hoje no papel de sua madrinha caros formandos, gostaria de construir uma ponte.
Acredito que o desejo de cada um que está se formando hoje é ter um futuro brilhante.
Mas como vamos ter este futuro brilhante e a tão sonhada garantia de emprego?
Tendo visão de Futuro, integridade, comprometimento, e acima de tudo,saber lidar com as adversidades. Quem investe e procura descobrir seus talentos; quem se dedica e busca inspiração em alguém ainda melhor.
E quem está na contramão, vocês poderiam me perguntar?
E eu responderia:
Quem não consegue estabelecer relações humanas
Quem ignora sua equipe
Quem pensa somente nos valores individuais
Qual a Dica então meus queridos afilhados?
Formação e aperfeiçoamento e maisleitura. Entusiasmo, dinamismo, proatividade, flexibilidade e iniciativa. E para finalizar, quem acredita no amor como investimento.
A formatura é um ritual que marca a passagem de uma fase para outra. Especialmente no caso de vocês que muitos por motivos que já lhe são conhecidos, não puderam concluir seus cursos no ensino regular. A Educação de Jovens e Adultos tem esta característica. Por este esforço e pela garra de cada um deixo aqui meu abraço e meus sinceros parabéns.