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O poder do feedback positivo

Com a colaboração de Julia Zoculotto

 

Você é gestor e não sabe por que alguns funcionários não realizam as atividades na hora e acabam não tendo um bom desempenho? Alguns parecem estar sempre desmotivados e você muitas vezes não sabe mais o que fazer?

A maioria dos gestores que conheço acreditam que o melhor a fazer é dar um feedback corretivo, ou seja, chamar a atenção desse colaborador, afinal, ele precisa melhorar.

Acontece que há diversos fatores que podem estar causando a desmotivação e o baixo desempenho desse funcionário. Mas um grande fator que percebemos em nosso dia a dia de trabalho é a falta de feedback positivo. O gestor aponta no que o colaborador precisa melhorar, mas muitas vezes esquece de destacar aquilo que ele realiza com excelência. Esquece de elogiar e enaltecer suas habilidades.

No livro “Preciso saber se estou indo bem”, o autor Richard. L. Williams mostra que se os colaboradores estão com baixa produtividade, é muito provável que estejam recebendo poucos feedbacks positivos dos gestores.

O que aconteceria se todo trabalho que você fizesse nunca recebesse nenhum comentário positivo? Se você não recebe um reforço, gradativamente o comportamento vai se extinguindo.

O psicólogo B. F. Skinner, criador do behaviorismo radical, destaca que nossos comportamentos produzem consequências, e com base nessas consequências temos a tendência a repetir ou suprimir o comportamento.  Ou seja, a probabilidade de ocorrência do comportamento é controlada pela consequência. Desta forma, se um funcionário receber um feedback positivo como consequência de um bom trabalho, o seu comportamento irá se repetir.

E qual gestor não deseja um colaborador repetindo bons comportamentos? Produzindo bons resultados? Por isso, o poder do feedback positivo.

Sabemos que alguns comportamentos podem ser inadequados e você deve sim realizar um feedback corretivo, contudo, não esqueça do positivo. O funcionário pode estar errando em alguns momentos, mas provavelmente deve ter acertado em outros.

Sendo assim, converse com a equipe, esteja ali para desenvolver e melhorar a qualidade do serviço e do ambiente do trabalho com muito feedback positivo.