Últimas Notícias

Por que a inovação é a chave para sua empresa crescer?

Com colaboração de Julia Zoculotto

 

O mercado é algo que sempre está em constante mudança. Caso a empresa não consiga acompanhar o ritmo, pode perder para novos concorrentes. Em outras palavras, simplesmente o fato de conhecer um método que funcione bem não significa que ele não possa ser melhorado. Por esse motivo, companhias inovadoras e criativas apostam em novas ideias dos seus colaboradores.

 

Destacamos aqui alguns tópicos de como sua empresa pode ser mais inovadora:

 

A ideia

 

Uma ideia não é uma verdade absoluta, é uma hipótese que pode ser melhorada, estudada e testada. Gestores e empreendedores que se fixam na própria ideia e não tendem a ser humildes para ouvir novas possibilidades vão tender à estagnação e falta de inovação na empresa. Por isso, procure ouvir a sua equipe para juntos conseguirem melhorar as estratégias.

 

Todos podem contribuir

 

Todos os membros da equipe podem acrescentar e modificar a ideia central. Então incentive os colaboradores a falarem suas opiniões, acolha-os. Ideias ruins podem ser transformadas em boas e a partir delas a equipe constrói uma nova possibilidade e se torna mais engajada no objetivo da organização.

 

O que funcionou até agora pode não ser a melhor opção

 

Imagina se grandes empresas como Microsoft, Netflix e Samsung não buscassem inovar, procurar novas formas de melhorar suas plataformas, produtos e investir no novo? Talvez não estivessem mais no mercado, como a Yahoo! Respostas. Quando se fala em Yahoo! Respostas voltamos no tempo e lembramos dos anos 2000: era genial, mas esse ano anunciaram o encerramento do site. É triste, mas é a realidade que vivenciamos hoje. Tudo muda muito rápido.

 

Afinal, sempre há o que melhorar. Cada dia, mês e ano a tecnologia e mercado mudam, se você e sua empresa não investirem no novo, é possível que fiquem para trás. Por isso confie na sua equipe e no que trazem para dentro do ambiente organizacional. De acordo com o psicólogo e escritor Adam Grant, “as organizações podem descobrir muito mais coisas se forem além da mera repetição de métodos.”