Últimas Notícias

Por que você não recebe aumento de salário?

Em meu dia a dia de trabalho, diversos profissionais vêm conversar comigo sobre sua vontade de pedir aumento para o chefe e ao mesmo tempo da falta de coragem para iniciar a conversa.

Como abordar o tema? Como pedir? O que meu chefe irá pensar? São dúvidas comuns.

 

Se as empresas possuíssem políticas claras de remuneração, não seria necessário esse tipo de conversa. Cada um saberia o que fazer para conseguir melhores resultados financeiros. Contudo, a maioria das organizações ainda não possui procedimentos e planos de remuneração claros, gerando algumas insatisfações. Neste ambiente surge constantemente a necessidade de pedir aumento salarial.

 

Estou esperando ser reconhecido

Essa é uma das frases comuns que escuto. Eu respondo: não espere. Há alguns chefes que sabem reconhecer e ficam felizes em conceder um aumento salarial para colaboradores que merecem, mas há aqueles que não são assim. Se você ficar esperando pode nunca ganhar. Por mais que se esforce o aumento não virá.

 

Preste atenção, o seu esforço precisa estar direcionado para aquilo que a empresa espera de você. Você precisa saber com clareza que resultados precisa apresentar. A partir daí você poderá sugerir um aumento salarial. Se você não sabe, pergunte para seu chefe. Peça uma avaliação do seu trabalho.

 

Para abordar esse assunto com a chefia não existe uma “receita pronta” ou uma fórmula para pedir e ganhar. Cada empresa, cada liderança, cada colaborador é único. É preciso avaliar o contexto:

Você vem apresentando resultados?

Tem sido elogiado pelo trabalho que está desempenhando?

Como está a situação financeira da empresa em que trabalha?

Qual a política de reajustes que a sua empresa adota?

Seu salário está compatível com o mercado?

 

Refletir sobre estas questões o ajudará a ter argumentos para justificar a necessidade de aumento. Evite comparações com outros colegas, fale de seus resultados e destaque a contribuição que você oferece para sua empresa ou seu setor.

 

Ainda sem coragem?

Se você refletiu sobre seu desempenho e concluiu que merece ter um incremento salarial, mas ainda não tem coragem de falar a respeito, pense: o que de pior pode acontecer?

 

Se a resposta for negativa, procure saber no que você precisa melhorar e/ou o que precisa fazer para justificar um incremento na sua remuneração. Não desanime e se comprometa a fazer o solicitado. Às vezes você pode estar fazendo muitas coisas, pode estar trabalhando duro, mas não está realizando suas atividades de acordo com o que a empresa espera de você. Isto é muito comum, e esta conversa pode ser a oportunidade de alinhar suas expectativas com as da organização – o que irá gerar um reconhecimento no futuro.