Últimas Notícias

Prevenir e combater o esgotamento emocional

Na coluna anterior falamos sobre o esgotamento emocional, que é quando nos sentimos cansados e sobrecarregados continuamente. Destacamos que isso acontece quando exigimos demais do nosso psicológico, ou seja, enfrentamos mudanças ou problemas frequentes, por um longo período de tempo, e não damos fôlego para nosso corpo e nossa mente se recuperar.

O período de férias existe exatamente para combater o esgotamento, quando paramos um pouco e nos permitimos descansar com tranquilidade, nosso corpo e mente se revigoram e prevenimos um possível esgotamento.

No entanto, há situações e problemas que não nos dão férias e, se não lançarmos mão de algumas estratégias para nos proteger, podemos ser pegos pelo esgotamento emocional.

Abaixo seguem algumas estratégias para prevenir e combater o esgotamento:

Imponha limites - Certamente, muitas vezes você disse “sim” quando era melhor ter dito “não”. É provável também que em muitas ocasiões você tenha dito “não” a uma possibilidade que queria. Agora é o momento de recuperar a assertividade. Para combater o esgotamento emocional, é imprescindível aprender a impor limites. Pare de fazer o que não quer e faça mais o que você quer.

Busque momentos nos quais você possa relaxar - Para descarregar a carga do esgotamento, é preciso que você pare e se desconecte. Trata-se de ter momentos para si mesmo, simplesmente para se distrair e se conectar com suas necessidades pessoais.

Faça uma lista das suas prioridades – Aquilo que é imprescindível para você não pode ser negligenciado. Estabeleça prioridades e se concentre em uma de cada vez. É muito importante que você pare de fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque isso também esgota a sua mente.

Uma coisa de cada vez – Aprenda a deixar para amanhã o que não está marcado para hoje na agenda. Além disso, para que essa estratégia funcione, você precisa ordenar de forma realista todas as tarefas pendentes em função de suas prioridades e não se basear somente no que os outros esperam de você.

Não se esconda atrás de álcool ou outras substâncias - O álcool pode aumentar, temporariamente, o humor, mas o sentimento vai rapidamente desaparecer, aumentando os níveis de ansiedade e tristeza.

Existem outras atividades importantíssimas para combater o esgotamento emocional e demais transtornos: fazer exercícios físicos com frequência, dormir bem e num horário que seja adequado para você, se alimentar de forma saudável. E fazer psicoterapia que, além de te ajudar a fazer mudanças no estilo de vida, pode fornecer as técnicas necessárias para descobrir o que exatamente está acontecendo com você. E fornecer auxílio quando você passar por períodos estressantes.