Últimas Notícias

Qual a sua natureza motivacional?

A motivação envolve aspectos emocionais, biológicos e sociais. Segundo a Wikipedia, a palavra motivação vem do latim ‘movere’, ou seja, mover. Ela é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Resumidamente, podemos dizer que é o impulso interno que leva à ação.

Existem várias teorias motivacionais que amparam o comportamento humano, mas nenhuma delas possui todas as respostas. Vamos conhecer aqui a teoria desenvolvida por David McClelland.

Avaliando especialmente candidatos e trabalhadores em empresas e indústrias, McClelland chegou à conclusão de de existem três tipos de motivação, o que chamamos de natureza motivacional:

Superação: é uma pessoa que se sente motivada por superar padrões, gosta de desafios. Pessoas de natureza motivacional superação buscam constantemente inovações e melhorias. Sofrem com rotinas muito engessadas. Possuem o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade.

Afiliação: são pessoas que se sentem motivadas quando conseguem compartilhar, gostam de relacionamento interpessoal, amam quando outros se interessam por elas, por suas coisas e sentimentos. Buscam a todo momento viver relações amigáveis, e sofrem com conflitos e rupturas. O que norteia suas ações é o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertencimento.

Influência: 
pessoas com natureza motivacional de influência gostam de gerar impacto em pessoas e/ou grupos. Sentem prazer em liderar. Conseguem persuadir, e mesmo sem ter um cargo de liderança conseguem influenciar naturalmente outras pessoas. São ótimos para mobilizar equipes. Sofrem quando não possuem liberdade, quando precisam lidar com líderes/pares autoritários e centralizadores. Sentem o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, o que motiva você não necessariamente motiva outras pessoas. Aquilo que para você é tão essencial pode não ser nada para os outros.

Motivação é um estado interior que não pode ser despertado por mágica. Ela acontece quando fatores específicos são acessados e ninguém melhor do que a própria pessoa para saber o que ela precisa, o que a deixa motivada.

No entanto, é possível criar ou oferecer algumas condições para que as pessoas se motivem. Claro que não é uma tarefa tão fácil. Porém, conhecendo a sua natureza motivacional e a das pessoas com as quais convive, já é um grande passo.

O desafio é construir ambientes onde haja objetivos desafiadores para pessoas com necessidade de superação. Investir em tempo de qualidade e dar espaço para o compartilhamento para as pessoas de afiliação. E gerar oportunidades de exposição/liderança para quem é de natureza motivacional influência.