Seis estilos de liderança, e qual é o seu?
De modo simplificado, liderança é a capacidade de inspirar, causar motivação e ampliar competências, movimentando pessoas a atingir objetivos em comum.
No entanto, a liderança pode ser complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve ter inteligência emocional para gerir os colaboradores, ser capaz de desenvolver seus liderados atendendo a expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhado com os interesses das organizações.
Para isso, o autoconhecimento é crucial, e saber qual seu estilo de liderança é o primeiro passo para aperfeiçoar sua capacidade de influenciar pessoas. Conheça abaixo os estilos de liderança mais comuns e quando utilizar cada um deles.
Estilo Afetivo – É o líder que gosta de ser amigo dos liderados. Possui a crença de que o bem-estar no trabalho depende apenas do líder. Ele se importa verdadeiramente com sua equipe e é bom para ela, o que é ótimo. Mas utilizar apenas o estilo afetivo pode trazer problemas, já que este estilo prefere o bem-estar em vez de cobrar resultados. Não desenvolve pessoas, pois trabalha apenas com feedback positivo. Use-o de forma moderada.
Estilo Autoritário – É impositivo na relação com as pessoas. Calçado na relação do poder. Quem utiliza muito este estilo possui a crença de que para obter resultado deve buscar a obediência. O estilo autoritário pode ser utilizado pontualmente, mas não de forma exagerada, pois não compromete e não desenvolve as pessoas.
Estilo Coaching – É quando o líder estimula pessoas a buscarem situações de aprendizado. Estimula o desafio e o crescimento permanente. Possui a crença de que sua missão é desenvolver pessoas. Utilize-o sempre!
Estilo Participativo – Estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisão. Acredita que as pessoas têm com que contribuir e que a melhor solução virá pelo consenso. Este estilo gera conexão e engajamento da equipe, utilize à vontade.
Estilo Diretivo – Mostra com clareza a direção para alcançar um objetivo. Trabalha com metas claras. Acompanha o processo com
reuniões regulares. Este estilo deve ser utilizado com uma equipe madura, que já sabe executar bem suas tarefas.
Estilo Modelador – Acredita que apenas ele sabe como fazer e que a sua maneira é a melhor para alcançar os resultados. Desta forma, quer que todos sigam seu padrão. Deve ser utilizado somente quando há pessoas novas na equipe, que precisam aprender a executar suas atividades. Se for utilizado demais, restringe a criatividade do grupo, resultando em desmotivação.