Últimas Notícias

Seus colegas de trabalho não são seus inimigos

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente saudável onde as pessoas se respeitam e onde exista uma cordialidade entre os colegas. O problema é que nem sempre é assim. Em uma organização, existe uma diversidade de indivíduos e muitas vezes presenciei colegas de trabalho tratando-se como inimigos.

 

As pessoas são únicas, possuem personalidades distintas, vêm de famílias e culturas diferentes, possuem valores diferentes. Tudo isso afeta o comportamento, a forma de se relacionar com os outros, o que muitas vezes gera conflitos entre os colegas de trabalho.

 

Conflito até certo ponto é normal. Mas viver em um ambiente carregado de raiva entre as pessoas gera um desgaste emocional muito grande.  Não é necessário haver amizades, às vezes sentimos mais afinidade com algumas pessoas do que com outras.

 

É possível sim conviver bem com todos os colegas de nossa equipe de trabalho. Basta cada um procurar conhecer melhor o colega, sua história de vida e sua realidade. Conhecer a história de vida das pessoas nos ajuda a compreendê-las melhor.

 

Outra forma de conseguirmos conviver melhor com os outros é o autoconhecimento. Isso mesmo: quando eu me conheço, possuo consciência das minhas qualidades, fraquezas e limitações, consigo aceitar melhor as fraquezas e limitações dos meus colegas e enxergar também suas qualidades, reduzindo assim o estresse.

 

O autoconhecimento proporciona mudanças no comportamento das pessoas, faz com que se tornem mais pacientes, respeitem mais as opiniões contrárias às suas e com certeza as transforma em pessoas mais queridas dentro da empresa.

 

Como posso alcançar o autoconhecimento?

 

- Psicoterapia. Muitas pessoas ainda possuem resistência, acham que psicoterapia é para “loucos” ou “problemáticos”. É uma concepção equivocada. Geralmente as pessoas que fazem terapia conseguem se tornar mais equilibradas e felizes. Engana-se quem acha que psicoterapia é para os fracos, na realidade fazer psicoterapia é para os fortes, pessoas que sabem que podem e querem mudar, melhorar, evoluir.

 

- Também existem livros muito bacanas que ajudam a despertar a reflexão para o autoconhecimento e impulsionam mudanças de comportamentos. Os tão criticados livros de autoajuda. Que atire a primeira pedra quem nunca leu um.

 

- Outra forma é discutir individualmente as dificuldades com os pares, chefes e subordinados, solicitando a percepção de ambos. Para isso a pessoa precisa ter bastante maturidade e refletir seriamente sobre a opinião dos colegas.