Últimas Notícias

Três fatos que você precisa saber sobre o feedback

Feedback é uma palavra muito utilizada no ambiente empresarial.  Significa retorno, ou seja, o ato de comunicar a uma pessoa como está seu desempenho, seu comportamento. É quando o gestor senta com seu liderado para lhe informar como está percebendo seu trabalho, suas condutas e destacar o que está bom e o que precisa melhorar. Feedback também é muito utilizado em nossas relações pessoais. Sempre que paramos para falar com outra pessoa sobre como estamos percebendo os comportamentos dela, elogiar e/ou reclamar, de certa forma, estamos fornecendo um feedback, ou seja, alinhando ideias e resolvendo possíveis conflitos.

 

Para que serve o feedback?

Para ajudar a outra pessoa a se desenvolver, para que ela mude ou mantenha um determinado comportamento.

Se a pessoa apresentou um excelente comportamento, fez algo que você gostou muito, quando você a elogia, está valorizando essa atitude e garantindo que essa pessoa mantenha a conduta, ou seja, repita o comportamento.

Se, ao contrário, a pessoa fez algo desagradável, não apresentou bons resultados e possui um mau comportamento, o objetivo do feedback é modificar isso, é ajudar a pessoa a perceber onde está errando e auxiliá-la a melhorar.

No entanto é preciso atenção: de nada adianta dar um feedback se eu não apontar sugestões de melhoria, se efetivamente não ajudar o outro a melhorar.

 

Tipos de feedback

Existe o feedback positivo, onde se destaca algum comportamento ou atividade que o outro fez muito bem.

Feedback negativo ou de desenvolvimento, quando percebemos algo em que o outro precisa melhorar. É quando precisamos ‘chamar a atenção’ da outra pessoa.

Existe muita polêmica quanto a este tipo de feedback, pois na maioria das vezes ele é utilizado da forma errada. Quando vamos chamar a atenção de outra pessoa, nosso objetivo deve ser ajudá-la a melhorar. Porém, na maioria das vezes, estamos com tanta raiva do que a pessoa fez que nosso objetivo é puni-la ao invés de ajudá-la. E aí o feedback acaba virando algo ofensivo, só serve para descarregar a raiva de quem está falando. Pois este tipo de feedback – o ofensivo – não promove mudanças de comportamento, só prejudica relacionamentos.

 

A importância do feedback

 

Segundo autor Richard L. Williams, “a qualidade de qualquer relação, seja profissional ou pessoal, depende da qualidade e da quantidade de feedback que cada indivíduo recebe do outro. Se o feedback for pobre, a relação será igualmente pobre.”

 

Todos nós temos pontos a desenvolver. Se não soubermos onde estamos errando, como é que poderemos melhorar? Diante disso, precisamos agradecer às pessoas que nos fornecem feedbacks e também precisamos fornecer feedbacks honestos a outros sempre que possível.