Você sabe o que é talento?
Muito se fala sobre talento, mas você sabe o que realmente significa? Eu entendo talento como sendo uma habilidade natural. Trata-se de um gosto especial, uma aptidão, uma predisposição espontânea a algo, que atinge sua plenitude por meio de muito treino, disciplina e perseverança.
O indivíduo, desde criança, apresenta facilidade em algum aspecto da vida: seja para realizar cálculos ou inventar coisas, seja para cantar ou escrever... Enfim, são inúmeras as possibilidades de demonstrar talento – e o mercado de trabalho é incrivelmente vasto de opções. Acredito que cada pessoa possui um talento natural. Já descobriu o seu? Pense nisso!
Talento pode ser ensinado?
Acredito que uma habilidade pode sim ser desenvolvida. Por exemplo: se você não possui habilidade com cálculos, pode aprender a trabalhar com isso, pode se dedicar, buscar ajuda e se tornar um ótimo contador.
Nesse sentido, ser muito bom em determinada atividade depende somente de você. Já diz o ditado que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.
O exemplo mais claro disso são os atletas. Para que sejam considerados realmente bons no que fazem, bem como campeões em suas áreas, é preciso muito mais do que apenas gostar de praticar um determinado esporte. Além da paixão pelo que faz, é necessário que eles sejam totalmente comprometidos, disciplinados com suas atividades e horários e, principalmente, que estejam em constante treinamento.
Gestão de pessoas e talento
Uma das funções dá área de gestão de pessoas de uma empresa é fazer “brilhar” o talento natural de seus colaboradores. Junto aos líderes, o RH deverá oferecer condições de trabalho para que o colaborador utilize suas habilidades. E em alguns casos até mesmo ajudar o colaborador a descobrir qual é o seu talento.
É uma relação ganha-ganha, o colaborador ganha em exercer seu talento, pois se aprimora e se sente feliz e realizado com o trabalho; e a empresa também ganha por possuir colaboradores mais engajados e produtivos.
Sendo assim, ao invés de focar nos “pontos fracos” e “deficiências”, foque no talento natural de cada um.