8 em cada 10 pessoas pedem demissão do chefe
O “chefe ruim” se tornou uma lenda e faz parte da cultura de trabalho, permeando filmes e séries de TV. Mas, na vida real, não há nada de engraçado em relação a ele. Oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe, é o que aponta um estudo publicado pela Universidade do Estado da Flórida. De acordo com o trabalho:
– 39% dos trabalhadores disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas;
– 27% afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários;
– 24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade;
– 23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.
São números alarmantes, mas muito comuns. Aqui na nossa região, em um levantamento realizado pela CliQue RH, um ponto unânime que desmotiva os colaboradores é a falta de feedback. Segundo diversos trabalhadores, o chefe só passa feedback quando há algo errado, nunca para conversar sobre o desempenho como um todo.
Se você é líder, ou deseja ser um, estes são importantes indicadores para melhorar sua capacidade de liderança:
1) Fornecer constantes feedbacks:
O líder deve conversar frequentemente com seus subordinados e apontar quais são os pontos que seu funcionário precisa melhorar e aqueles que ele está cumprindo satisfatoriamente. Ele precisa sempre apontar para seus liderados o que está errado e como fazer para melhorar, como também elogiar e reconhecer. Um gestor que sabe valorizar e comunicar cada pequena ação de seus comandados tem tudo para ser um líder respeitado. Manter o time motivado ajuda na conquista de resultados, e isso passa pela valorização constante do gestor com sua equipe;
2) Cumprir suas promessas e agir de acordo com o que fala:
Um bom exemplo de líder é aquele que costuma participar de atividades fundamentais e decisões estratégicas que causam impacto no resultado da equipe. É também aquele que inspira e traz bons exemplos ao seu time. Ele é a figura central e a quem seus liderados precisam recorrer em ocasiões mais delicadas. E nada desmotiva mais um profissional no mundo de hoje do que um chefe que só fala mas não vive o que diz;
3) Treinar sua equipe:
Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um colaborador em uma empresa passa pelo processo de treinamento e desenvolvimento. Um funcionário precisa ser constantemente treinado para que seus conhecimentos sejam renovados e ele tenha acesso a informações que o ajudem a desempenhar sua função de maneira mais eficiente e assertiva.