Emoções ao receber um feedback
Todos sabemos que receber feedback é muito importante para nosso crescimento e também para qualidade de nossas relações. Feedbacks nos ajudam a perceber comportamentos e situações em que estamos apresentando um excelente comportamento e também nos ajuda a perceber comportamentos que precisam ser modificados e melhorados.
Mesmo sabendo disso, na prática é difícil aceitar quando o feedback é corretivo, ou seja, quando alguém aponta nossas ineficiências. Na maior parte das vezes em que alguém nos “chama a atenção” sobre algo, nós nos sentimos mal.
Segue abaixo a sequência de emoções que um feedback corretivo gera:
1 Negação
Os pensamentos estão focados em negar o erro cometido. Por mais que se tente aceitar a crítica, em nosso íntimo há uma tendência a negar. Por isso, quando vamos fazer uma crítica a alguém, é normal que ela tente negar e justificar o erro.
2 Raiva
Algumas pessoas demonstram esse sentimento na hora, outras o escondem. No entanto, quando recebemos uma crítica a raiva se manifesta. Sentimos raiva da pessoa que nos critica. Muitos gestores já chegaram em minha frente desesperados comentando que quando foram dar um feedback ao seu liderado ele reagiu com raiva. Sempre tranquilizei os gestores dizendo: é absolutamente normal sentir raiva e isso não significa que a conversa não trará efeitos positivos. Basta ter calma.
3 Indiferença
A pessoa não quer pensar ou falar sobre o assunto. Evita conversar com quem a criticou.
4 Racionalização
Neste momento a pessoa reflete sobre a crítica e procura se certificar de que é verdadeira. Muitas vezes, ela conversa e pede opiniões sobre o ocorrido afim de saber se realmente precisa mudar.
5 Aceitação
Aqui começa o crescimento. A pessoa aceita que errou e sabe que precisa mudar. A negação, raiva e indiferença foram substituídas por um desejo de acertar, de ser melhor. Nesta fase é comum que pessoa se desculpe verbalmente ou tente corrigir a situação com ações práticas.
Sempre que receber ou fornecer um feedback, saiba que a pessoa precisa de um tempo para processar essa informação, ou seja, aceitar a crítica e iniciar a mudança. Esse tempo varia de indivíduo para indivíduo. Nem sempre será de imediato. Quanto maior a maturidade emocional, mais rápido se chega na aceitação.