Últimas Notícias

O crítico interno

O crítico interno é uma denominação utilizada na psicologia positiva, assim como em várias outras teorias, para definir aquela voz interna que muitos de nós escutamos, ou melhor, pensamos.

Nosso diálogo interno influencia de uma maneira muito forte as emoções. Ou seja, nosso estado emocional é influenciado pelo o que estamos ouvindo. Não apenas pelas palavras que outros mencionam e sim pelos nossos pensamentos em relação a nós mesmos.

O ato de falar consigo mesmo é normal e importante para nosso crescimento e aprendizado. Através desse diálogo é possível analisar comportamentos e refletir sobre os resultados que estamos obtendo em nossa vida.

Contudo, algumas vezes, essa voz interior pode ser absolutamente destrutiva, e nos levar a sentimentos como culpa, raiva, frustração, ansiedade, entre outros.

Alguns pensamentos que demonstram o crítico interno em ação:

- “Por que você virou à esquerda? O correto é à direta! Mas eu sou uma burra mesmo! Não consigo fazer nada direito.”

- “Não acredito que falei aquilo, devem ter pensado que sou uma idiota! Poderia ter ficado calada, sou mesmo um fracasso completo.”

- “Não vou fazer a prova. Vou errar todas as questões. Outros garotos se sairão bem melhor do que eu. Se eu não passar vão dizer que sou um pateta.”

Estes exemplos demonstram que se a voz interna não for administrada pode trazer sentimentos depreciativos e prejudicar a autoconfiança. Precisamos prestar atenção em nossos pensamentos negativos e combater a autocrítica exagerada.

Como identificar e administrar o crítico interno

Preste atenção no que você pensa. Muitas vezes não nos damos conta do que estamos pensando, porém, percebemos como estamos nos sentindo. Desta forma, quando estiver com sentimentos negativos, tente identificar quais pensamentos estão fazendo você se sentir assim.

Perceba a voz: ela é reconfortante, incentivando e apoiando, ou sarcástica, depreciativa? Se a voz faz você se sentir sempre angustiado e triste, faça algo! Anote as frases e com calma veja o quanto estes pensamentos são verdadeiros. Use uma escala de 0 a 10 perguntando para si mesmo: o quanto esta afirmação tem de verdade?

Lembre-se: quando falamos com nós mesmos com palavras positivas, isso nos faz sentir confiantes, prontos para enfrentar as diversas situações da vida. Assim, administrar corretamente o crítico interno faz toda a diferença! Se não consegue sozinho, busque ajuda profissional. Com certeza conseguirá muitas técnicas para diminuir pensamentos negativos.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)