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O que é Descrição de Cargos?

Descrição de cargos, também conhecida como job description, é uma forma de documentar as posições ocupadas e atribuições de cada funcionário da organização.

O objetivo da descrição é tornar clara as atividades exercidas e o que se espera do profissional que ocupe aquela determinada função. Nela, deve constar ainda a formação necessária e algum conhecimento específico que seja essencial ao trabalho no dia a dia.

A descrição gera clareza, ou seja, o funcionário sabe exatamente quais são as atividades principais a executar. Sabe quais são seus principais desafios e o que a empresas espera dele. Parece algo óbvio, porém, na prática, são inúmeros os casos de falta de clareza de papel dentro das empresas.

Perceba este estudo publicado no site “Professores de Sucesso”, onde mais de 23 mil empregados de diferentes mercados e posições revelaram dados importantes:

  • Apenas 37% disseram entender claramente o que sua organização está tentando atingir e por quê.
  • Apenas 1 em 5 trabalhadores disse ter uma visão clara com relação às suas tarefas e às metas de sua equipe e da organização.
  • Apenas 10% sentiam que suas organizações consideravam as pessoas responsáveis pelos resultados.

 

Fazendo uma correlação com um time de futebol, os resultados seriam:

 

  • Apenas 4 dos 11 jogadores em campo saberiam de que lado está seu gol.
  • Somente 2 dos 11 jogadores se preocupariam com isso.
  • 9 dos 11 estariam de algum modo competindo com a própria equipe e não com os adversários.

 

É um dado alarmante, porém real. Consigo perceber claramente isso quando sou contratada por alguma empresa para realizar a descrição e análise de cargos. Neste processo os colaboradores preenchem um formulário e, entre outras questões, costumo perguntar: qual a missão do seu cargo? Ou seja, para que o seu cargo existe? Para minha surpresa, a maioria dos colaboradores não sabe responder a essas perguntas.

 

O que fazer?

Como gestores, precisamos deixar claro para nossa equipe o que se espera de cada um deles. Mesmo sendo complicado parar nosso trabalho para ensinar, não podemos negligenciar isso aos nossos liderados.

 

Como colaboradores, precisamos buscar essas informações: por que faço o que faço? O que a empresa espera de mim? São perguntas que devo fazer aos meus superiores.

 

Como empresa, preciso estabelecer procedimentos e processos que ajudem a clarear essas informações. A descrição de cargos é um bom começo.