Últimas Notícias

Por que é tão importante o autoconhecimento?

Com a colaboração de Samanta Villvock

 

Se você deseja alcançar o sucesso, trocar de carreira e crescer profissionalmente, então você precisa conhecer suas maiores potencialidades e fragilidades.

Acompanho pessoas neste processo há alguns anos, e percebo que muitas delas estão como passarinhos em gaiolas, presos e sem visão de possibilidades. Simplesmente porque não se conhecem. Este caminho é um processo longo e necessário que demanda investimento.

Através do autoconhecimento você poderá entender quais são as suas principais potencialidades, ou seja, aonde você é verdadeiramente bom. Você poderá conhecer quais as competências que domina e como utilizá-las ainda mais no dia a dia de trabalho. Irá conhecer também suas fragilidades, ou seja, as competências que precisa buscar desenvolvimento.

Se puder, pegue agora uma caneta e um papel e analise estas perguntas:

  1. O que eu faço de melhor?
  2. O que eu gosto de fazer?
  3. Como eu reajo em determinadas situações, sejam boas ou ruins?
  4. Quais são os meus medos e limitações?
  5. Qual trabalho me deixaria feliz?
  6. Qual função tenho mais dificuldade?

Após responder a essas questões, talvez você verá que existem muitas lacunas que precisam ser preenchidas, porém não se assuste. O autoconhecimento é um processo continuo.

Uma grande estratégia para o autoconhecimento é a psicoterapia, ou seja, buscar um profissional que possa te auxiliar neste processo. Não caia na ideia de que somente quando estamos com problemas devemos buscar ajuda profissional, muito pelo contrário. Entenda que você deve sempre se desenvolver e não esperar algo ruim para iniciar este processo.

São inúmeros os benefícios do autoconhecimento, vou citar aqui alguns deles:

- Capacidade de gerenciais as emoções;

- Visão de futuro mais aguçada;

- Descoberta de habilidades adormecidas;

- Aumento da autoestima;

- Valorização das conquistas;

- Maior desenvoltura para relacionamentos;

- Resiliência, capacidade de lidar com a pressão;

E muito mais. Viu o quanto o autoconhecimento pode te auxiliar a crescer na carreira? Muitos investem tanto dinheiro e tempo nos estudos técnicos e esquecem que para crescer é necessário desenvolver habilidades emocionais.

Não é só o estudo que te leva a patamares maiores, o autoconhecimento também é fundamental.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)