Últimas Notícias

Um bom currículo é mais simples do que você imagina

Com a colaboração de Samanta Villvock

 

Procurar um emprego não é uma tarefa muito fácil para alguns, principalmente quando leva meses para se obter uma resposta. O tempo médio para conseguir uma recolocação depende muito da área, contudo, em geral pode levar até quatro meses.

Sem dúvida, a porta de entrada para o empego tão desejado é o seu currículo. Se você ainda não parou para investir nele, a partir de agora preste muita atenção em alguns fatores que podem te ajudar:

Título

Existe uma sequência adequada para seu currículo. Sempre inicie com seu nome, que é o título do seu currículo. Após o nome, disponha suas informações pessoais, como telefone, endereço e e-mail. Nunca esqueça de colocar número para recado. Já vi muitas pessoas perderem a vaga porque o recrutador não conseguiu estabelecer contato.

Formação

Indique sua formação: pode colocar apenas a mais recente e cursos ou qualificações que tenham a ver com sua área de atuação.

Experiências Profissionais

Descreva suas experiências: eu sempre aconselho a colocar as três últimas em ordem cronológica - da mais recente a menos recente. Ou as três mais relevantes. Coloque nome da empresa, seu cargo, período que trabalhou e descreva quais suas atividades diárias. Evite o exagero. Coloque apenas as principais informações.

Informações Adicionais

Você pode inserir um tópico com as informações adicionais. Coloque neste campo se você tem CNH, qual a categoria, se possui condução, se já fez trabalho voluntário, e pode descrever habilidades que podem te auxiliar e complementar o seu dia a dia de trabalho.

Foto

Coloque foto apenas se for solicitado no anúncio da vaga e, quando colocar, tome muito cuidado. Selecione uma foto de rosto, de preferência aquela foto mais formal.

Não existe fórmula mágica e nem o melhor design gráfico, um bom currículo é feito de informações completas e assertivas, onde o recrutador consegue te conhecer previamente. Invista nele, afinal, é sua porta de entrada.

 

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)