Últimas Notícias

Use as redes sociais para alavancar sua carreira

As redes sociais já fazem parte do dia a dia de empresas e funcionários. Postar, comentar e curtir publicações são práticas comuns. Mas é preciso ficar atento ao nosso comportamento virtual para não correr o risco de perder pontos em nossa carreira. Reuni aqui alguns cuidados a serem tomados ao utilizar as redes sociais:

 

- Não se exponha totalmente. Você deve balancear a privacidade do seu perfil. Nem todas as informações precisam estar disponíveis ao público. Há mecanismos para que suas fotos e posts sejam vistos só por amigos.

 

- Examine seu feed. Observe: caso alguma grande empresa quiser te contratar, seu feed está contribuindo para sua contratação? Ele mostra o profissional que você é?

 

- Analise o horário e a frequência de seus posts. Se você coloca uma mensagem a cada 10 minutos em horário de trabalho, significa que está passando muito tempo na rede. Caso o trabalho não esteja diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o expediente. A não ser publicações programadas.

 

- Fique de olho também nas redes de seus amigos, pois eles podem divulgar fotos suas ou comentários sobre você que podem prejudicar sua imagem ou carreira.

 

- Jamais fale mal da empresa, dos seus colegas e chefes nas redes. Pense muito antes de postar qualquer comentário. Se tiver reclamações vá pessoalmente conversar com RH e/ou superiores.

 

- Antes de utilizar redes sociais no seu local de trabalho, informe-se sobre as normas da empresa para saber o que é proibido e permitido. A maioria das empresas rastreiam as informações trafegadas na organização durante o trabalho. Fique esperto.

 

- Procure ter bom senso ao usar as redes sociais, mantendo, no meio virtual, a mesma postura que você possui no seu dia a dia. Utilize as redes também para construir a imagem que você deseja projetar ao mercado.

 

Como se destacar nas redes?

- Destaque suas conquistas: compartilhe suas promoções, projetos e conquistas.

 

- Siga empresas e pessoas relevantes: as redes sociais te aproximam de quem você admira e seguir profissionais renomados na sua área pode trazer boas ideias e oportunidades.

 

- Compartilhe conteúdos interessantes: poste e compartilhe conteúdos agregadores e interessantes na sua área de atuação. Isso pode chamar atenção das empresas para futuros processos seletivos e você ainda ganha confiança dos seus colegas de profissão.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)