Últimas Notícias

Você está em uma cápsula?

Acompanhamos diariamente pessoas em transição de carreira. E percebo o quanto é comum viver em uma cápsula. Eu mesma muitas vezes já me senti assim.

Sabe quando você veste uma roupa apertada? Ela fica incomodado, você até gosta dela, mas ela te sufoca. É desta forma que percebo muitos colegas e colaboradores em empresas. Pessoas cheias de energia, ideias, disposição e que são colocadas em cápsulas. Não conseguem utilizar o seu potencial porque o cargo não permite.

Da mesma forma vejo empresas tentando tirar seus colaboradores da cápsula com programas de incentivo a ideias, com treinamento e desenvolvimento, querendo aproveitar o potencial dos colaboradores, contudo algumas pessoas já estão tão acostumadas a fazer só as atribuições do cargo que não conseguem contribuir de forma mais ativa para os resultados.

Acredito que, cada vez mais, tanto as empresas quanto os colaboradores deverão se esforçar para sair da cápsula: pensar e agir diferente. Mais do que nunca é necessário se reinventar. Mudar a forma de fazer as coisas, inovar.

Existem pessoas em cápsulas também em outras esferas da vida: qualquer tipo de relação que não deixa você ser autêntico é uma cápsula. Algo que te aprisiona deve ser repensado.

Liberdade é igual à espontaneidade, quando você consegue expressar suas ideias, sentimentos, dar sugestões. Consegue expor suas opiniões sem medo de represália. Você se sente livre, alegre e tranquilo. Se hoje você não está se sentindo assim, há algo errado.

Claro que há momentos na vida em que precisamos aceitar coisas que não gostamos e/ou não queremos. Não somos mais crianças para querer fazer só o que gostamos. A vida de um adulto pressupõe fazer coisas desconfortáveis, tomar decisões, agir. Porém, viver em um trabalho que não te faz feliz a longo prazo te fará adoecer. Viver e permitir relacionamentos abusivos também. Você sempre tem uma escolha.

Quando negligenciamos por muito tempo nossos desejos, acabamos adoecendo. Por isso, trace um plano, vá agindo aos poucos e saia da cápsula, seja ela qual for.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)