Últimas Notícias

Procrastinar é normal?

Procrastinar significa deixar para depois algo que você poderia fazer agora. Ir levando. É quando adiamos fazer determinada tarefa ou ter determinada conversa.  Sabemos que precisamos agir, mas não queremos agir agora. Contudo, o sofrimento gerado pela culpa de não fazer é pior do que colocar a “mão na massa”, agir.

 

Para evitar a procrastinação, primeiro você precisa saber o que realmente quer. Às vezes procrastinamos em alguma área de nossa vida por não termos certeza de que realmente queremos fazer.

 

Outro ponto que ajuda a evitar a procrastinação é simplificar. Não complique, esqueça a perfeição. Comece e conserte depois, se for necessário.

 

Lembre-se: as atividades que você mais procrastina devem ser feitas primeiro. Faça isso na primeira hora do seu dia, ou do seu trabalho, antes de começar qualquer outra atividade. Desligue o celular, TV, saia de aplicativos. Se for o caso, desative a internet. Tire da sua frente tudo que possa lhe impedir de agir e fazer o que precisa.

Geralmente procrastinamos mais em atividades que não gostamos de fazer. Seria interessante encontrar algo nestas tarefas que possa lhe deixar interessado.

Se nada disso funcionar e você continuar procrastinando, reavalie se você realmente quer fazer isso. Considere delegar ou não fazer.

Até certo ponto procrastinar é normal. Você precisa mesmo priorizar algumas atividades e deixar outras para depois. E é comum queremos fazer primeiro aquilo que gostamos.

 

Como percebo quando a procrastinação não é normal?

- Se você tem perdido oportunidades profissionais. Está estagnado.

- Se começa muitas coisas, mas não consegue terminar nada.

- Se você tem “milhões” de coisas para fazer e parece que corre o dia todo atrás do vento. Não consegue priorizar.

- Se pessoas vivem te cobrando coisas e você está sempre atrasado para entregar os trabalhos que assume.

- Se você sente muita culpa quando não faz algo que poderia ter feito ou então vive culpando os outros por não conseguir fazê-lo.

- Se você sente que a vida está passando e você não está evoluindo, não consegue alcançar nada do que sonhou.

- Quando você não consegue fazer as coisas que realmente precisa.

Se a procrastinação está prejudicando sua vida a ponto de você deixar de fazer coisas que são muito importantes para seu desenvolvimento, é necessário pedir ajuda. Procure um profissional, às vezes você precisa de auxílio para descobrir quais “barreiras mentais” o impedem de agir e resolver o que você precisa.

Lembre-se: a dor de não fazer é maior.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)