Últimas Notícias

Você sabe o que é Phubbing?

Eventos com os amigos, encontros com os familiares, almoços acontecendo e um hábito cada vez mais comum: pessoas vidradas na frente de um celular, ignorando tudo que se passa em seu redor.

 

Esse comportamento é chamado de phubbing, que é a união entre as palavras “phone” (telefone) e “snubbing” (esnobar).

 

Essa atitude que até pouco tempo atrás seria chamada de falta de educação e respeito, hoje em dia é normal. Em todos os lugares observamos pessoas conectadas. Contudo, será que não estamos passando dos limites?

Para quem gosta de ficar horas online, sabemos que é uma sensação agradável. Ali podemos saber de todas as novidades, assistir vídeos, fazer contatos profissionais, trabalhar, bater papo com amigos, jogar, brincar. Enfim, é uma forma de estar antenado em tudo. Porém, quando saímos ou quando estamos em momentos de lazer junto de outras pessoas, por que ainda queremos ficar conectados?

 

Precisamos observar este comportamento, pois se ele é exagerado, demonstra que existe alguma instabilidade emocional. Quando a pessoa não consegue curtir o momento com outros, preferindo ficar sozinha online, é sinal de que está “fugindo” de algo em sua vida real, pois às vezes é mais fácil ficar o tempo todo online na internet e offline para as pessoas e o mundo ao redor.

 

No momento que você está com outras pessoas, sejam elas seu cônjuge, familiares ou amigos, é importante valorizar esses contatos pessoais. As pessoas querem seu carinho e atenção. Por mais que pareça atrativo ficar na frente de um celular, o contato pessoal é muito mais importante.

 

Demonstre interesse pelas pessoas ao seu redor, evite ficar vidrado no celular, afinal, como o próprio nome “Phubbing” diz: não esnobe as pessoas ao seu redor.

 

Acredito que precisamos reaprender a curtir o momento e valorizarmos os contatos pessoais. Até porque é na vida real que nos divertimos mais.

Ivana Anselmo Souza Torres

Possui graduação em Psicologia pela UNISUL. Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FASC. Personal e Profissional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente trabalha na CliQue RH consultoria na área de gestão de pessoas para diversas empresas da região da AMUREL. Instrutora de treinamento nas áreas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, ética e postura profissional, relacionamento interpessoal, dependência química, vida e carreira entre outros. Colunista do Jornal Diário do Sul na área de Psicologia e desenvolvimento.
Ivana Anselmo Souza Torres

Últimos posts por Ivana Anselmo Souza Torres (exibir todos)