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Descubra o que é Onboarding

O trabalho de uma organização no que diz respeito à contratação de um novo funcionário não termina quando se efetiva a contratação. Uma das tendências que vem crescendo no mercado é o uso do Onboarding.

Onboarding é o termo utilizado para designar o processo que tem como intuito capacitar e familiarizar os colaboradores recém-contratados com a empresa. A palavra “onboarding” significa “embarcar”, representando a ação de trazer o profissional a bordo.

Mais do que um treinamento, o onboarding é planejado para proporcionar a melhor recepção ao novo talento, incentivar sua socialização e motivá-lo desde o primeiro dia na empresa.

Se antes as empresas apenas faziam apresentações formais e levavam o recém-chegado para assinar a papelada, hoje esse processo está muito mais humano e estratégico.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2020 na Sapling, um processo de onboarding eficiente pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.

Já uma pesquisa realizada em 2017 e publicada na SHRM mostra que mais de 69% dos colaboradores tendem a permanecer em uma empresa por mais de três anos quando a experiência de onboarding é satisfatória. Além disso, as empresas com processos estruturados de integração podem alcançar uma produtividade 50% maior dos recém-contratados.

Sendo assim, o onboarding se mostra uma ótima opção para encurtar o caminho dos novos colaboradores até seu estado produtivo, além de reduzir a rotatividade nos primeiros meses de contratação.

Algumas ações de onboarding:

1 – Recepção memorável: Anunciar a chegada do colaborador com uma foto e perfil nas mídias internas da empresa. Entregar de kit de boas-vindas, realizar reunião com o líder, apresentar a empresa e rotinas do departamento pessoal;

2 - Definição de um padrinho / mentor / parceiro para auxiliar o colaborador nos primeiros meses, realizar reunião de apresentação com a equipe;

3 – Estação de trabalho pronta, acessos criados, e-mail coorporativos, cópias de chaves necessárias;

4 – Proporcionar alguns treinamentos antes mesmo do início do trabalho, como treinamento de produtos, serviços e métodos da empresa;

5 – Organizar um almoço com o CEO ou principal executivo; e/ou organizar confraternização (happy hour);

6 – Realizar feedback sobre a primeira semana (reunião de check-in);

7 – Acompanhamento agendado, avaliação de experiência e muito feedback.

Estas são algumas ações que podem seu incluídas no seu onboarding. Lembrando que cada empresa define o que considera essencial.