Fazer a diferença gera críticas. Faça a diferença assim mesmo!
Frequentemente escuto histórias de pessoas que são perseguidas em seus locais de trabalho. Histórias de rixas, contendas e traições no meio corporativo. O mundo no geral é um lugar competitivo e cheio de pessoas com sentimentos nem sempre muito nobres, não é mesmo? Você já presenciou cenas que mais parecem uma “puxada de tapete”? Já viu pessoas que se esforçam para prejudicar outras? Imagino que sim.
Infelizmente este tipo de situação sempre existirá. É inerente às relações humanas. E isto pode acontecer com você. Tenha em mente que sempre que você se destacar e chamar a atenção no trabalho será mais criticado pelos próprios colegas.
E não estou falando de inveja, necessariamente. Estou dizendo que quando uma pessoa é colocada em evidência, quando ela se “levanta” para alcançar seus sonhos ou algum objetivo audacioso, com certeza haverá mais pessoas dispostas a refletir sobre seus atos e as chances de críticas serão bem maiores.
Uma pessoa que fica quieta, não se envolvendo em nada significativo, não desperta o interesse de outras. Agora, aquele que está disposto a fazer a diferença no trabalho, na vida, na sociedade, encontrará objeções, principalmente se estiver obtendo sucesso em suas realizações.
Fazer a diferença implica em ação, disposição e mudança. Essas palavras mexem com as pessoas e, de certa forma, alguns se sentirão incomodados e com isso atacarão com julgamentos.
Percebo que muitos profissionais desanimam profundamente com essas objeções. Não se preocupe, funciona assim mesmo, fazer a diferença neste mundo, é estar sujeito a situações como estas.
Uma pessoa é avaliada pelos seus projetos e ideias de sucesso, mas também em como lida com seus fracassos e com as ideias que divergem das suas. Você não pode se abater com as críticas. Muitas vezes elas podem contribuir para o seu crescimento. É necessário avaliar o que realmente tem de verdade nelas e procurar melhorar.
Sabemos que muitas vezes encontramos pessoas más, que nos criticam para desestimular nossas ações e não para contribuir com nosso crescimento. Porém, preste atenção: a maneira como as pessoas te tratam as define. E o modo como você responde define você! Por isso, persevere e faça a diferença assim mesmo.rs